Fundamental no tratamento de pacientes recuperados da covid-19, a fisioterapia respiratória tem se destacado como mercado de atuação para o profissional de Fisioterapia. Em Aracaju, o Centro de Saúde Ninota Garcia, administrado pela Universidade Tiradentes, realiza o tratamento e possui parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Preceptor do Estágio da Fisioterapia Respiratória e Professor das disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica, Eletrotermofototerapia e Recursos Cinesioterapêuticos da Unit, Marcos Gabriel do Nascimento Junior atua no Ninota informou que o tratamento tem sido muito procurado.
“Com a pandemia da covid-19, as principais sequelas da doença estão relacionadas ao sistema respiratório, fazendo com que a procura esteja bastante aumentada porque com a fisioterapia respiratória, podemos restabelecer a funcionalidade do paciente de uma forma rápida e segura”, disse.
Com uma média de seis pacientes por horário, o Ninota oferta o tratamento segunda, quarta e sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Nas terças e quintas, o atendimento é de 13h30 até as 16h30. Marcos afirma que a atividade física regular pode amenizar o desconforto pós-covid, mas é necessário avaliação profissional.
“O paciente chega com sinais de dispneia (cansaço) e conseguimos, em poucas sessões, restabelecer suas funções e fazer com que ele não tenha mais esse cansaço. Caso a pessoa esteja sentindo alguma dificuldade para realizar qualquer tipo de atividade, seja ela de vida diária ou em atividade física, deverá buscar o fisioterapeuta para avaliação e verificar se existe algum comprometimento de função”.
Acesso ao serviço
Para ter acesso aos serviços, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde ou atendimento Hospitalar.