ESTUDE NA UNIT
MENU

Cerca de 380 acadêmicos de Farmácia realizam atividades práticas presenciais


às 22h53
Acadêmicos de Farmácia realizam atividades práticas presenciais para integralizar disciplinas de 2020.1
Acadêmicos de Farmácia realizam atividades práticas presenciais para integralizar disciplinas de 2020.1
Estudante do 6º período do curso de Farmácia da Unit, Robertta Santana
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Após passar por treinamentos sobre biossegurança, aproximadamente 380 alunos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes – Unit – iniciaram a retomada de atividades práticas presenciais para integralização de disciplinas do primeiro semestre de 2020, após a reabertura gradual da Instituição de Ensino Superior no último dia 09 para este fim.  

As turmas têm tido aulas nos laboratórios de Tecnologia Farmacêutica, Microbiologia, Parasitologia e Química analítica, seguindo com os protocolos de segurança estabelecidos pela Unit, como a utilização obrigatória de equipamentos de proteção individuais, bem como restringindo o número máximo de alunos dentro dos laboratórios, considerando o distanciamento social necessário. 

“Os alunos de Farmácia retornaram para as reposições das atividades práticas presenciais com toda a segurança. A Universidade vem cumprindo com todos os protocolos determinados pelas autoridades, respeitando as recomendações de biossegurança e isso faz com que os alunos se sintam seguros neste retorno gradual”, considera a coordenadora interina do curso de Farmácia, professora Cínthia Meireles.

Para ela, o momento do reencontro tem sido especial. “Os alunos estão expressando muita alegria em rever os colegas, os professores e em poder estar novamente dentro dos laboratórios”, conta professora Cínthia.

Estudante do 6º período, Robertta Santana sempre foi ligada mais à pesquisa e indústria farmacêutica. Mas foi justamente na pandemia que a jovem reconheceu ainda mais a importância da área da Farmácia Clínica. “Foi quando comecei a perceber que a sociedade em geral precisa muito do farmacêutico clínico. Porque com a proliferação da Covid-19, teve muita gente fazendo a automedicação, e percebi o quanto a falta desse profissional pode impactar na qualidade de vida da sociedade”, coloca Robertta Santana.

A oportunidade de voltar às atividades práticas é de evoluir esse entendimento. “Eu estava ansiosa para voltar e está sendo muito legal, principalmente na aula de Farmacotécnica II, ministrada pela professora Cínthia! Eu tava sentindo muita falta”, comenta.

A sinalização e posicionamento da Unit em relação às medidas de biossegurança contra a Covid-19 foram essenciais para Robertta se sentir segura nesse momento de retomada gradual no campus Aracaju Farolândia. “No começo, eu fiquei com um pouco de medo mas depois que entrei e logo fui abordada pelo agente educador para aferir minha temperatura, que me orientou usar álcool em gel logo ao lado e vi que sempre tem um tótem de álcool em gel instalado em diversos pontos do campus, além dos banheiros sempre ótimos para podermos lavar as mãos, vi que estava seguro e fiquei muito tranquila”, confessa a acadêmica.

As atividades práticas das turmas de Farmácia da Unit seguem até próximo dia 15 no campus Aracaju Farolândia.

Leia mais: Reabertura gradual: universitários voltam à vida no campus após oito meses

Compartilhe: