ESTUDE NA UNIT
MENU

Cidades Inteligentes é tema de palestra na Semana de Arquitetura e Urbanismo

A Semana de Arquitetura e Urbanismo acontece até sexta-feira, 29, no campus Farolândia da Unit, abordando temas como Cidades Inteligentes.

às 16h16
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A tecnologia tem feito parte da vida da maioria das pessoas e tem sido uma realidade em vários aspectos do cotidiano das cidades, desde a forma com que acessa um aplicativo de banco até a automação das casas. Esse conceito é o que arquitetos chamam de: Cidades Inteligentes.

Durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semanau) da Universidade Tiradentes (Unit), o mestre em Comunicação, Guilherme Ricardo de Oliveira Alves abordou o tema das cidades inteligentes e como o conceito não é tão novo quanto se pensa e já pode ser visto em diversos locais. “É comum pensar que é um tema do futuro ou um pouco distante da realidade, mas já é atual e está inclusive em Aracaju, desde 2017”, diz.

“A prefeitura tem focado em um braço da cidade inteligente que é a governança. Antigamente, quando precisava para algumas solicitações de serviços tinha que ir até um órgão da prefeitura. Por exemplo, para fazer uma solicitação de um alvará de liberação de uma casa de show. Hoje, já é possível fazer isso de forma totalmente virtual. Então é um processo que otimiza os processos internos, ajuda o cidadão e economiza recursos, como o papel”, exemplifica.

De acordo com Guilherme, cidades inteligentes seguem um modelo que recorre às ferramentas de tecnologias da informação e comunicação para tentar melhorar a gestão operacional. “São cidades ou bairros que podem ser construídos do zero ou  a sua infraestrutura é preparada a partir de tecnologias comunicacionais e digitais, como a automatização, inteligência artificial e internet das coisas, em que existe conexão e troca de mensagens entre si”, explica.

Semanau

A Semana de Arquitetura e Urbanismo Conexões Urbanas: Patrimônio e Território é um evento que acontece anualmente e busca apresentar temas que não são vistos com frequência na universidade. Neste ano, a Semanau acontece entre os dias 25 e 29 de abril, com mesas redondas, palestras, espaço para debates, oficinas e minicursos.

O evento busca a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, além de elencar as diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo.

Para acompanhar a programação, basta acessar o site.

 

Leia também: NUPPE envolve estudantes em ações extensionistas voltadas para a sociedade

Compartilhe: