ESTUDE NA UNIT
MENU



CIPAA, SESMT e Biomedicina promovem exames de PSA em colaboradores da Unit

Exame de sangue é indicado para a detecção de câncer de próstata; iniciativa voltada para colaboradores acima de 45 anos faz parte da campanha Novembro Azul

às 21h44
Compartilhe:

A campanha Novembro Azul foi o mote para uma ação de prevenção promovida nesta quinta-feira, 14, para homens colaboradores da Unit. Através de uma parceria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unit, em parceria com o curso de Biomedicina, foram realizados exames de PSA, um tipo de exame de sangue que é indicado para a detecção do câncer de próstata. 

Os funcionários acima de 45 anos compareceram à sala do CIPAA, no prédio da Reitoria (Campus Farolândia) e fizeram a coleta de amostras de sangue para o exame. Em um clima descontraído, eles tiveram as tensões quebradas e dúvidas esclarecidas por estudantes de Biomedicina, que conversavam com os colaboradores enquanto executavam a coleta de dados e amostras. 

Um dos atendidos foi o gestor de segurança Kelber Custódio, 53 anos de idade e 20 de Unit, que confessou ser “mais um homem, péssimo de exames”. Ele atribui este comportamento a depois fatores: a correria da rotina e o relaxamento com os próprios cuidados. “Eu vou a pulso. Quem marca os exames na verdade é a mulher, né? A gente tem a ajuda da esposa em casa e a empresa aqui que apoia, porque o homem realmente tem dificuldade de fazer exames”, admite o gestor, que considera a iniciativa da Unit como essencial. “São poucas empresas que têm essa iniciativa de se preocupar com a saúde do seu colaborador”, atesta Kelber. 

O relaxamento e a correria alegado por muitos outros homens também são acompanhados por uma dose de medo ou receio de aparecer alguma alteração nos exames. “Eles perguntam muito pela alteração, se pode alterar alguma coisinha no resultado, se deve ser preocupante… E aí a gente dá todas as orientações para que eles fiquem tranquilos, na garantia de que vão ter um resultado coerente com a realidade”, assegura a estudante Natália Menezes, do sétimo período de Biomedicina, que participou da ação como estagiária do Unit Lab (Laboratório Central de Biomedicina). 

Ela ressalta, contudo, que a receptividade dos colaboradores foi positiva e interessante. “Essa é uma oportunidade de promover saúde, de promover conhecimento para a comunidade acadêmica, para nós enquanto estudantes que estamos aqui, e para esses homens que fazem parte da instituição. A gente promove conhecimento, mas também promove saúde, através desse teste rápido que a gente veio fazer aqui hoje”, acrescenta Natália.

Os usuários que apresentarem algum tipo de alteração serão chamados para uma conversa de orientação e encaminhados para o acompanhamento médico junto ao SESMT. Aproximadamente 50 exames de PSA foram realizados ao longo da tarde através do Unit Lab, que já atua em outras ações e campanhas promovidas pelo SESMT e pela CIPAA. 

“A gente também tem eventos para agilizar os exames periódicos dos colaboradores e duas vezes por ano para estimulá-los a participarem da realização. Esses eventos são importantes para a gente trabalhar nos alunos a empatia e a responsabilidade de estar trabalhando com pacientes, com amostras de pacientes, a responsabilidade de atender, nesse caso específico, colaboradores de uma empresa, e que muitas vezes têm medo, normalmente têm mais dificuldade de procurar assistência médica, ou sempre vêm com uma brincadeirinha. Então, a gente tenta quebrar isso um pouco”, diz a professora Camila Chianca, do curso de Biomedicina.

Para o técnico de segurança do trabalho José Anselmo Soares Rocha, integrante da CIPAA, a campanha Novembro Azul cumpre com as funções de promover a segurança do trabalho e a saúde de cada colaborador da Unit e do Grupo Tiradentes. “A campanha visa incentivar os homens a terem os devidos cuidados com a saúde. É uma atitude nossa que facilita o acesso dos colaboradores que já estão na faixa etária, que devem fazer esse exame contra o câncer de próstata. E assim, o diagnóstico precoce é essencial para poder, a partir daí, tomar as devidas providências. Isso reverbera na promoção da qualidade de vida do colaborador”, define ele. 

Leia mais: 
Palestra sobre cuidados com a saúde mental reúne colaboradores da Unit
UnitLab é referência em diagnósticos e formação prática ao serviço da comunidade

Compartilhe: