Nos dias 7 a 10 de maio, a Universidade Tiradentes (Unit) foi palco do Circuito Tecnológico 2024, um evento imersivo que reuniu estudantes, professores e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) para três dias de aprendizado, troca de experiências e atualização sobre as últimas tendências do setor. Com um mercado de TI em constante expansão, eventos como esse se tornam cruciais para a capacitação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do futuro.
O Circuito Tecnológico 2024 ofereceu uma programação diversificada, abrangendo desde conceitos básicos até avançados da área de TI. As atividades incluíram minicursos, oficinas, palestras e debates, com a participação de especialistas do setor. Alguns destaques foram:
- Desenvolvimento de Aplicações com Spring Boot
- Circuitos Digitais: Uma abordagem experimental
- Avançando nos aplicativos Mobile”
- Inteligência Artificial – Criando imagens com GenAI
- Análise de Tráfego com Sniffer de Rede
- Projetando casas inteligentes com Arduíno e Raspberry Pi
- Modelagem 3D no Foco Computacional
- Conhecendo Banco de Dados Não Relacionais – Exemplos de MongoDB
A professora dos cursos de computação da Unit, Layse Costa, ministrou um dos minicursos “Avançando nos aplicativos mobile” oferecido durante o Circuito Tecnológico. “A programação foi diversificada, abrangendo desde conceitos básicos até avançados. Inicialmente, os alunos aprenderam sobre a linguagem de programação Python, seguida por cursos relacionados a Java, C, C++, JavaScript, além de desenvolvimento mobile e web, e também aspectos de documentação e redação de artigos”, explica Layse.
Ela destaca a importância do evento para os estudantes. “O circuito tecnológico é um momento em que professores e alunos se reúnem para aprender mais sobre as tecnologias e atualidades na área da Tecnologia da Informação. Além do cumprimento das horas complementares exigidas ao final do curso, o evento proporcionou uma forma de adquirir conhecimento, promovendo interação entre alunos de diferentes cursos e períodos, o que ampliou a aprendizagem em comparação com o ambiente restrito das salas de aula”, pontua a professora.
A aluna do 8º período de Ciências da Computação, Raquel Cristina Martins, compartilhou sua expectativa em relação ao evento. “No contexto do desenvolvimento front-end, a experiência foi enriquecedora e altamente relevante. Durante o estágio, no oitavo período, não havia tido a oportunidade de explorar plenamente a integração com dispositivos móveis. A introdução desse circuito foi uma adição valiosa ao meu repertório. Além disso, estava ansiosa para expandir meu conhecimento para além do front-end, adentrando nas áreas de back-end e design de interfaces”, destaca Raquel.
Já o estudante do 3º período de Ciências da Computação, Andrey Durand, o evento foi uma chance de explorar novas áreas de interesse. “Estou interessado em front-end e também na área de mobile. Através do Circuito Tecnológico, pretendo obter uma introdução a esses temas e ver se realmente me identifico com eles. É uma oportunidade para expandir meus horizontes na área de TI”, elenca o aluno.
Leia também: Unit participa da Bett Brasil para debater práticas docentes mediadas por tecnologias