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Clínica de Psicologia da Unit tem 100% de aprovação entre os usuários

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2020. Os atendimentos com uso de ferramentas tecnológicas foi novidade para 91,53% dos pacientes.

às 21h31
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Em 20 anos de existência, a Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes oferta atendimentos psicológicos de qualidade e acessíveis à população, contribuindo com mudanças promotoras de saúde mental para os usuários do serviço e suas famílias. Para garantir a continuidade dos trabalhos, em 2020 foram ofertados treinamentos tanto para os preceptores supervisores do estágio clínico, bem como para os estagiários.

“Foram jornadas intensas de trocas de conhecimentos acerca dos atendimentos online, individuais ou em grupo, síncronos e assíncronos, voltados para crianças, adolescentes e adultos. As resoluções vigentes que regulamentam os atendimentos psicológicos online foram revisitadas. Todos os preceptores que supervisionam a prática clínica se cadastraram na plataforma E-psi do Conselho Federal de Psicologia (CFP)”, explica Jamille Figueiredo, Doutoranda em Psicologia, professora preceptora responsável técnica da Clínica de Psicologia da Unit.

No segundo semestre do ano passado, a Clínica ofertou atendimento psicoterápico, com pelo menos uma sessão por semana, para 472 pessoas. Além disso, foi ofertado o serviço de plantão psicológico. O plantão de acolhimento consiste em um tipo de atendimento psicológico com caráter emergencial voltado para qualquer indivíduo que sinta necessidade de atenção psicológica.

“Para ser atendido no Plantão não é preciso passar por seleção através de triagem e nem marcar previamente os horários. Todos que acessarem terão a oportunidade de ser acolhidos, receber orientações e encaminhamentos devidos”, afirma a responsável técnica.

Pesquisa de satisfação 

No final do segundo semestre do ano passado foi realizada uma pesquisa de satisfação dos serviços oferecidos pela Clínica de Psicologia da Unit. De acordo com Jamille Figueiredo, 118 pessoas responderam, voluntariamente, ao questionário, dessas 88,15% eram mulheres e 11,86% homens.

“Com o auxílio dos alunos do estágio básico em Psicologia Social, estagiários do núcleo psicossocial da Clínica de Psicologia da Unit, enviamos um formulário online produzido especificamente para esta pesquisa. O link do formulário produzido na plataforma online Google Forms, foi enviado para o whatsapp dos pacientes da clínica que foram atendidos em 2020.2. Aqueles usuários que não utilizavam o whatsapp receberam a minha ligação, bem como dos meus estagiários de Psicologia Social”, relata.

Sobre o atendimento, a pesquisa revelou que 115 (97,46%), foram atendidos somente na modalidade online, 2 (1,69%), inicialmente online e em novembro presencialmente, e 1 (0,85%), presencial apenas em novembro.

Os dados mostram ainda que 62,71% dos entrevistados já haviam sido atendidos presencialmente na Clínica de Psicologia da Unit antes da pandemia, já 37,29% dos consultados acessaram o serviço na modalidade online. Os atendimentos com uso de ferramentas tecnológicas foi novidade para 91,53% dos pacientes/clientes. Para quem viveu a experiência e para quem já havia feito consulta online a aprovação do serviço foi de 100%.

Dos dispositivos utilizados para as consultas psicológicas, 50,85% foram chamadas de vídeo via Whatsapp, 28,81% de chamada de vídeo via Google Meet, 9,32% de ligações de áudio para o celular, 8,47% de mensagens de texto via whatsapp, 1,69% foram atendimentos presenciais e 0,85 de chamada apenas com áudio via Google Meet.

“Para quem encontrou dificuldade referente ao atendimento online (3,39%) o relato foi de  problemas com a conexão de internet ou a falta de um espaço em que tivessem privacidade em casa”, pontua Jamille .

Dos 118 pacientes, 101 tinham uma sessão por semana, 16 com dois encontros e apenas 1 tinha três agendamentos semanais. A satisfação com o serviço, seja online e/ou presencial, alcançou 100%.

Os participantes atribuíram de forma significativa a sua satisfação à conduta da (o) estagiária (o). Foram destaque nos discursos os termos: pontualidade, compromisso, técnica, as notas atribuídas aos serviços, numa escala variando de 1 (péssimo) a 10 (excelente), tivemos 93 (78,81%) com nota 10, 17 (14,41%) com nota 9, a nota 8 foi apontada por 4 (3,39%) dos entrevistados e outros 4 (3,39%) deram nota 7”, comemora a responsável técnica.

Ainda de acordo com Jamille Figueiredo, a pesquisa de satisfação é um termômetro, um indicativo sobre o que é preciso melhorar, assim como o que deve se manter e até intensificar.

“As ações bem avaliadas serão ainda mais potencializadas. Os nossos estagiários serão cada vez mais incentivados ao cumprimento dos preceitos éticos na conduta terapêutica do no ambiente virtual/ presencial”, finaliza.

 

Serviço

Horário de Funcionamento (online): 

Segunda a sexta-feira das 07h às 22h

Sábados das 07h às 17h

Plantão psicológico:

O interessado deverá ligar para (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h. A partir desse contato, será direcionado para atendimento no mesmo dia no horário que preferir.

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