V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Clínica Odontológica da Unit realiza 150 procedimentos diários

Além do serviço voltado para a população, a clínica funciona como escola para os estudantes do curso de odontologia.

às 12h03
Compartilhe:

A Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes é considerada um centro de excelência na área e presta serviços à comunidade, especialmente para pessoas com condições socioeconômicas menos favorecidas. Em 2021, foram realizados mais de 10 mil procedimentos clínico-odontológicos, atendendo a todas as faixas etárias, e de fevereiro a maio de 2022, já foram contabilizados mais de 7 mil.

Por dia, são de 100 a 150 procedimentos realizados. “Nós realizamos na clínica um grande trabalho comunitário porque nós temos um serviço que é praticamente gratuito. São restaurações, extrações, limpeza e outros procedimentos. Aqui tem o benefício tanto para a comunidade, pois muitas vezes são pessoas carentes que não tem condições de fazer um tratamento particular, e ao mesmo tempo traz a capacitação do aluno”, diz o gerente administrativo da Clínica Odontológica da Unit, Leandro Caldas.

“A clínica odontológica já tem uma referência em Aracaju e todo o Estado. São mais de 20 anos de atuação. Temos pacientes que iniciaram na clínica ainda quando crianças, na odontopediatria, e hoje, já estão no estágio adulto ali porque da clínica odontológica veio acompanhando a evolução bucal da saúde bucal dele desde a sua época de infância. Então isso é muito positivo”, afirma.

Para Graziela Jesus Oliveira, essa é a primeira oportunidade para utilizar os serviços da clínica. “Tem muito tempo, já há alguns anos, que eu sabia que a Unit oferece essa clínica odontológica, aí eu aproveitei e vim, soube pela minha irmã. É o meu primeiro atendimento. Estou com o dente cariado e por isso, o meu rosto está doendo muito. Então, eu vim para poder arrumar”, conta.

Mas para Maria Cristina de Jesus Santos, essa já é a segunda vez que é atendida. “Há muito tempo que eu vim à clínica. Uma amiga minha veio, gostou e me informou. Então, eu vi e amei. Fiz o meu tratamento certinho e foi ótimo. Fiz limpeza e procurei novamente, pois o meu dente está doendo muito. O atendimento é perfeito, muito bom. Graças a Deus. Eu gostei muito”, enfatiza.

Clínica-escola

A clínica atua como escola, servindo como laboratório de aulas práticas para estudantes do curso de Odontologia da Unit que, sob supervisão do corpo docente, realizam tratamentos preventivos e restauradores, reabilitação oral (próteses dentárias), tratamento odontopediátricos, profilaxia, diagnósticos de lesões orais, tratamentos endodônticos, periodontia, cirurgia oral e radiologia.

“Temos uma estrutura que é uma das melhores do País, a melhor estrutura do Estado, em relação à prática, onde ao aluno é dada a oportunidade de experimentar antes de ser um profissional, uma vida profissional semelhante ao que vai ser lá fora. Nós temos tecnologias que são utilizadas em consultórios odontológicos particulares e em serviço público também. Temos, por exemplo, no nosso departamento de radiologia, um tomógrafo, radiografias panorâmicas, e radiografias digitais que hoje em dia é uma realidade. Então, os alunos da UNIT saem já aptos a após sua formatura já atender qualquer tipo de paciente em qualquer uma das especialidades da odontologia”, reforça a coordenadora operacional do curso, Guadalupe Ferreira.

A estudante do 4º período de Odontologia, Açucena Temóteo está pegando a primeira disciplina na clínica: Semiologia. “Essa é uma matéria introdutória na Clínica Odontológica. Estou começando a realizar as práticas, primeiro com minha dupla, para depois, pegar paciente. Essa prática é uma das mais importantes do curso, porque é o primeiro contato com o paciente. Sem falar na estrutura, que é ótima”, ressalta..

Para o aluno Robson Júnior, a odontologia foi o curso que mais se identificou na hora de escolher qual carreira seguir, que vem se reforçando ainda mais. “O aprendizado prático é nota dez, temos professores maravilhosos, as práticas sempre muito eficazes, dinâmicas e sempre ajudam no nosso conhecimento. A odontologia, para mim, é a gente reabrir o sorriso de alguém, é fazermos outras pessoas sorrirem”, destaca o futuro odontólogo.

Atendimento

A Clínica Odontológica da Unit oferece serviços a um custo social. A partir da inscrição no valor de R$ 30 por semestre, o usuário tem à disposição diversos tipos de tratamentos, a exemplo de restaurações, extrações, canal e limpeza. Caso o paciente não possa custear, será encaminhado para o serviço de assistência social e, em sendo comprovada vulnerabilidade, liberado da taxa.

O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3218-2306 ou presencialmente na rua Siriri, 263, Centro-Aracaju.

 

Leia também: Estudantes de Odontologia conquistam desafio nacional de Ligas Acadêmicas

Compartilhe: