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Como a Educação Física é ensinada a alunos com deficiência no Brasil e nos EUA

Tese defendida no PPED é transformada em livro lançado pelo professor Antenor de Oliveira Neto, que fez um estudo comparado sobre a formação dos professores que atuam na área

às 20h38
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A educação física, muito mais do que desenvolver a prática de esportes entre os alunos, também serve como um caminho importante para a inclusão das pessoas, inclusive as que têm alguma deficiência. Este tema é discutido no livro “Formação de Professores de Educação Física para a Inclusão”, lançado recentemente pelo professor Antenor de Oliveira Silva Neto, coordenador operacional do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit). A publicação, editada pela Criação Editora, é uma versão revista e atualizada da tese de doutorado defendida pelo autor em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), sob orientação da professora Simone Silveira Amorim. 

De acordo com Antenor, o livro se concentra na preparação de professores para lidar com a inclusão de alunos com deficiência  na Educação Física, a partir de uma comparação das formações aplicadas nos cursos de graduação da Unit, em Sergipe e do Springfield College, instituição de ensino superior do estado norte-americano de Massachusetts. “O livro aborda diversas perspectivas, incluindo a formação de professores de Educação Inclusiva, a situação da Educação Física para pessoas com deficiência no Brasil e nos Estados Unidos, além de oferecer orientações práticas para melhorar o trabalho docente com esse grupo de alunos”, explica.

Ao longo do estudo que embasou o livro, Antenor analisou documentos e regramentos oficiais dos dois países e das duas instituições que subsidiam a formação dos professores de Educação Física. Ele também acompanhou atividades e entrevistou docentes das disciplinas de Educação Física para Pessoas com Deficiência, na Unit e Programação de Educação Física Adaptada, no Springfield College. A obra concluiu que as duas instituições de ensino têm conseguido dar conta de atender às necessidades estabelecidas para o trabalho dos professores na perspectiva da inclusão na conjuntura atual nos dois países. 

“Ele ainda discute a possibilidade de ampliação do número de disciplinas que abordem os saberes e conteúdos para PcD, alinhando tais conhecimentos a projetos de extensão universitária e outras atividades extracurriculares no interior das universidades, pois a construção sistematizada nesse campo da Educação Física agrega informações e promove experiências, competências e habilidades necessárias à formação nessa área”, aponta o professor, considerando também a necessidade de que seja implementado um programa de formação continuada para os professores formadores, bem como uma orientação docente para um currículo inclusivo na perspectiva da Educação Física para PcD.

“Do mesmo modo, a obra contribui para apontar para outros temas dela decorrentes e que têm o potencial de colaborar para o aprimoramento da Educação Física para PcD. Assim sendo, o livro pretende contribuir para a sociedade e servir de estímulo para continuarmos buscando uma estrutura que garanta as condições para formação adequada e assegure uma educação de qualidade para todos os alunos com e sem deficiência. Espera-se que os laços da educação inclusiva sejam fortalecidos a fim de atender às necessidades contemporâneas de inclusão e enfrentarmos um mundo em constantes transformações”, conclui o autor, destacando que o livro está ao alcance não apenas dos professores de educação física, mas também de gestores, educadores e da sociedade em geral. 

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