ESTUDE NA UNIT
MENU

Como abordar as diferenças entre sexo e gênero na Educação Física

Na escola, é importante que as atividades deem oportunidade ao diálogo, desconstruindo a relação de dominância entre os sexos ou gêneros.

às 20h50
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Educação Física é uma área ampla, que busca entender o ser humano como um indivíduo complexo e plural, que se movimenta em diversas perspectivas. Por isso, falar sobre gênero não é simples, mas é importante para a formação profissional do educador físico.

A doutora em Educação Roberta Gaio fala sobre o assunto em seu livro intitulado (Des)Encontro de Gêneros na Ginástica. Segundo ela, é importante entender conceitos que, muitas vezes, são tratados como sinônimos, porém não são. “A ideia é a gente pensar um pouquinho sobre sexo e gênero. Entender as diferenças, porque há uma dificuldade de entendê-las, e como isso leva ao preconceito e às discriminações” disse.

Para os profissionais da Educação Física, a doutora salienta que “nós trabalhamos com o ser humano e o ser humano é plural, diverso, com muitas características. Temos que dar conta de entender esse ser humano que estamos atendendo, através do movimento e da educação física”, pontuou Gaio.

“Quando olhamos para a Educação Física, nós sempre tivemos um espaço privilegiado de diálogo. O que precisamos é sermos mediadores nesse diálogo. O professor não pode mais trabalhar da forma tradicional, que impõe o que o aluno tem que fazer, que impõe a técnica do movimento. Ele tem que trabalhar na perspectiva do diálogo, da criatividade dos alunos, do entrosamento. E, na escola, com o que a gente chama de coeducação”, explicou.

A escola é um espaço para obter conhecimento e, nela, as crianças têm a oportunidade de participar de diversas experiências, sem distinção. No modelo educacional da coeducação, é prevista a desconstrução dos vínculos de dominação existentes na sociedade, que priorizam um sexo (ou gênero) ao outro, demonstrando igualdade. “O ser humano nasce nessa pluralidade e muitas vezes nós tendemos a fazer com que ele se encaixe em um padrão. Temos que entender que o ser humano é diverso”, finalizou a educadora.

Live

Durante a live de abertura da Jornada de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Gaio abordou o tema Ginástica e Discussões de Gênero, com base no livro. O coordenador do Departamento de Esporte da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, o mestre e professor José Robson dos Santos, também ministrou um tema na abertura, falando sobre a Educação Física na Educação Básica.

Para assistir à live completa, basta acessar o link.

 

Leia também: Como manter os cabelos hidratados durante o verão?

Compartilhe: