ESTUDE NA UNIT
MENU

Como funciona o Enade e por que participar

O Enade acontece anualmente e avalia o rendimento dos alunos, qualidade dos cursos e instituição de ensino superior

às 20h30
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Dentre os processos avaliativos pelos quais o graduando passa durante o curso superior está o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). É por meio dele que são avaliados três indicadores: o rendimento dos alunos durante a graduação, a qualidade dos cursos e as instituições de educação superior. O Enade acontece anualmente, em ciclos avaliativos trienais. Neste ano, por conta da pandemia, será aplicado o ano II do ciclo avaliativo, previsto para 2020.

O Enade não avalia todos os cursos de uma só vez. A cada ano são avaliados cursos e áreas distintas. Esse exame é organizado em dois eixos: cursos de licenciatura e bacharelado e cursos tecnólogos. A participação do estudante é indispensável, já que o Enade é um componente curricular obrigatório.

Em 2021, deverão participar do Enade estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura, com expectativa de conclusão até julho do ano seguinte ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo, e alunos da área de tecnologia, com previsão de conclusão do curso até dezembro do ano do exame ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horário mínima do currículo.

É importante que os alunos selecionados participem do Enade, para representar colegas e docentes do curso. Participando, eles ajudam o reconhecimento do curso nacionalmente e a ampliação da oferta de bolsas do Fies e do ProUni para a instituição, além de melhorarem a sua visibilidade e acolhimento no mercado de trabalho e concorrerem a bolsas de estudo de pós-graduação.

Ciclos avaliativos

No ano I do ciclo avaliativo do Enade são avaliados os cursos de bacharelado em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; cursos de bacharelado nas áreas de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Já no ano II, participam do Enade os estudantes dos cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins; cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

Por fim, no ano III, são avaliados os cursos de bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; cursos de bacharelado em Cências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

*Com informações de Portal Enade e Agência Brasil

 

Leia também: Enade: exame será realizado no dia 14 de novembro

Compartilhe: