V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Enade: exame será realizado no dia 14 de novembro

A edição de 2021 acontecerá com os estudantes dos cursos que não fizeram o Enade em 2020, adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

às 15h01
Compartilhe:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já tem data definida e acontecerá no dia 14 de novembro. A definição foi no edital nº 36, de 12 de julho de 2021, publicado no Diário Oficial da União. Desde o ano passado, por causa da pandemia do novo coronavírus, a aplicação do exame vem passando por diversas modificações. 

“Uma das mudanças mais significativas foi mencionada na Resolução Nº 2 de 29 de junho, onde a Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) ratificou a sábia decisão de prorrogar o Ciclo III, 2021, para 2022. Em seguida, a Portaria 494/2021 estabeleceu o regulamento do Enade 2021 com os cursos do Ciclo II e a prorrogação do Ciclo III para 2022”, detalha o gerente da Qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antônio Minoru. 

“Estas decisões foram muito importantes para a não realização de dois ciclos avaliativos em um único ano, pois havia uma ideia inicial de aplicação em dois finais de semana, assim como ocorre no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, acrescenta.

Para Minoru, a definição é importante para assegurar as medidas de biossegurança, além de um planejamento institucional mais focado em um grupo específico de cursos. “Apesar da mobilização nacional em torno da vacinação, ainda existe uma emergência sanitária em curso. Não seria sensato aplicar dois ciclos que, historicamente, contaram com mais de 1 milhão de estudantes em 2017 e 2018 — foram 537.360 e 550.845 inscritos, respectivamente. Acredito que esses números não seriam diferentes em 2021”, salienta o professor. 

“Mantendo apenas um ciclo, poderemos focar nas ações norteadoras de engajamento, aprendizagem e no acolhimento dos estudantes nos diversos locais de aplicação de prova”, complementa.

Outra alteração para esta edição diz respeito à data de aplicação da prova. Geralmente, o exame era aplicado no último domingo do mês de novembro, no entanto, para este ano, o Enade acontecerá na 2ª semana de novembro, no dia 14 do mês. 

 

Ciclo II

Para o Enade 2021, as avaliações serão voltadas para os cursos que não realizaram o exame em 2020, adiado devido à pandemia da covid-19.

“No ano passado, mais precisamente em 6 de janeiro de 2020, chegou ao conhecimento público a Portaria nº 14, de 3 de janeiro de 2020. Era o início de preparação para o Enade 2020 dos seguintes cursos: bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design Gráfico, Educação Física e Sistemas de Informação; licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Letras-Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia; além dos tecnológicos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores”, enfatiza o gerente. 

“Toda a comunidade acadêmica ligada a estes cursos, nas modalidades EaD e Presencial, deve tomar conhecimento das diretrizes, procedimentos e prazos do exame.  O Edital nº 36/2021 apresenta o cronograma, estrutura do exame, os estudantes habilitados, preenchimento do cadastro do estudante, enfim, temos no edital uma série de responsabilidades e corresponsabilidades”, ressalta.  

Segundo Antônio Minoru, o Enade é um componente curricular obrigatório para o estudante. “É uma forma de verificar a aprendizagem através de uma autoavaliação do desempenho acadêmico, atestada na prova, além de validar a sua percepção no processo formativo com relação ao seu curso e instituição de ensino”, destaca. 

 

Confira os critérios para o Enade 2021: 

De acordo com o gerente da Qualidade da Universidade Tiradentes, o estudante habilitado deve ficar atento aos seguintes critérios:

  •  Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021. Neste caso, os estudantes não realizam a prova. 
  • Concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.
  • Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021.

 

“As coordenações já estão atuando no levantamento dos acadêmicos elegíveis para o Enade, bem como uma programação voltada para a performance do estudante. Mas, se o aluno se encaixa nos critérios descritos acima até o dia 29 de agosto, último dia de inscrições para o Enade, já pode ir se preparando para uma experiência significativa”, lembra Minoru. 

“O Enade proporciona uma nova maneira de enxergar a formação acadêmica e, consequentemente, a atuação profissional, pois a prova apresentará situações e problemas em conhecimentos gerais (atualidades) e específicos (conteúdos do seu curso), que permitirão sua intervenção na solução destes”, finaliza o gerente.

Confira também: FIES está com inscrições abertas até dia 30 de julho.

Compartilhe: