ESTUDE NA UNIT
MENU



Como o EAD ajuda empreendedores digitais

O ensino a distância pode ser muito útil para os empreendedores digitais, pois oferece vários benefícios, conheça alguns deles

às 17h00
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Empreender tem sido algo bastante comum e possível para todos, pois além de ser uma boa fonte de renda, o empreendedor pode ser o seu próprio patrão. Entretanto é necessário estar por dentro de algumas das técnicas e práticas que são utilizadas para gerir qualquer tipo de negócio independente.

Começar a empreender pode ser uma tarefa fácil se aliada a Educação a Distância (EAD), trazendo muitos benefícios para o empreendedor independente, principalmente se for na área de empreendedorismo digital, que de acordo com o professor de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), José Walter Santos, é o processo de criar ou iniciar um negócio utilizando tecnologias da informação e da comunicação, como internet, smartphones, redes sociais e outras plataformas digitais.

“Ele pode incluir a criação de um novo negócio online, como uma loja virtual, ou a adaptação de um negócio existente para o ambiente digital, como a venda de produtos através das redes sociais. O empreendedorismo digital também faz referência ao uso de técnicas de marketing digital, como SEO (otimização para motores de busca como Google, Bing, Yahoo) e publicidade online, para impulsionar o crescimento de um negócio ou de uma marca pessoal”. Explica.

O empreendedorismo digital possui um impacto significativo na economia e na sociedade de várias maneiras. Alguns deles, segundo Walter, são: 

  • Maior acesso ao mercado, em que as plataformas digitais permitem aos empreendedores digitais criarem negócios acessíveis globalmente, sem os custos associados às instalações físicas e às barreiras geográficas.
  • Criação de empregos, pois o empreendedorismo digital é capaz de gerar empregos diretos e indiretos, incluindo desenvolvimento de software, design, marketing e suporte ao cliente.
  • Inovação, onde o empreendedorismo digital incentiva a criação de novos produtos e serviços.
  • Crescimento econômico, uma vez que o empreendedorismo digital pode impulsionar a criação novas oportunidades de negócios e aumentar a produtividade das pessoas e das empresas.
  • Acesso ao conhecimento, em razão das plataformas digitais permitirem que as pessoas compartilhem e acessem informações de forma rápida e fácil, o que pode ajudar a melhorar a educação e a capacitação.
  • Mudanças na forma de consumir, dado que o empreendedorismo digital permite que os consumidores comprem produtos e serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, o que pode mudar a forma como as pessoas compram e consomem.

EAD e empreendedorismo

O EAD pode ser muito útil para os empreendedores digitais, pois oferece inúmeros benefícios. O professor José Walter conta que alguns desses benefícios são o aprendizado contínuo, uma vez que continuam a aprender e se desenvolver ao longo dos estudos, adquirindo novas habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados em seus negócios. 

“O EAD permite que os empreendedores estabeleçam seus próprios horários de estudo, dando-lhes flexibilidade, o que é especialmente útil para aqueles que têm compromissos pessoais ou profissionais que os impedem de frequentar aulas presenciais. Também ajuda porque permite que os empreendedores tenham acesso a especialistas e professores que podem fornecer orientação e feedback valiosos sobre seus negócios e ideias”, destaca.

Outro ponto importante sobre o EAD, é a facilidade oferecida para os empreendedores digitais se manterem atualizados e se adaptarem às mudanças constantes no mercado digital. “Oferece ainda uma ampliação das suas redes de contato, permitindo que os empreendedores se conectem com outros estudantes e professores, criando oportunidades de negócios. Ajuda com aprendizado prático, ao oferecer atividades práticas e projetos que podem ajudar os empreendedores a aplicar o que aprenderam em seus negócios”, acrescenta.

O curso de Empreendedorismo Digital oferecido pela Unit é uma formação totalmente focada para ensinar como criar um negócio inovador, identificando e atendendo as necessidades dos clientes e do mercado. “O conteúdo do curso é voltado para a qualificação profissional dos estudantes, abordando questões importantes sobre Startups, Marketing Digital, Casos Reais de Empreendedorismo, Planejamento e Construção de Produtos Digitais, Inteligência Artificial e Transformação Digital nos negócios”, salienta o professor. 

Mercado de trabalho 

O professor destaca que a atuação do empreendedor digital está ligada à evolução rápida e dinâmica que o mercado ligado à tecnologia e inovação vem atravessando. “Com esse rápido avanço tem surgido novos desafios para abrir e manter o próprio negócio. Neste cenário o mercado de trabalho para o profissional vem crescendo e se tornado mais amplo, com potencial de carreiras muito promissoras no momento atual e como tendência de futuro”, evidencia,

O papel desse profissional é dividido em diversas atribuições, mas todas elas são voltadas ao trabalho com marketing digital, prospecção de clientes, análises de mercado e tomada de decisões. “Alguns exemplos de campo de atuação do empreendedor digital são: E-commerce de produtos e serviços; Transformação Digital de empresas; Planejamento e Construção de Produtos Digitais; Criação de Startups; Social Media”, infere.

Leia também: Dúvidas mais frequentes sobre o EAD; entenda quais são

Compartilhe: