ESTUDE NA UNIT
MENU

Como o Mindfulness pode ajudar na saúde, vida pessoal e profissional

O assunto será tema da próxima edição da série “Lives de Carreiras”, promovida pelo Unit Carreiras, que acontece na quarta-feira, 22.

às 23h19
Compartilhe:

Para além de uma técnica de atenção plena que pode ajudar na vida pessoal e profissional e, também, auxiliar na redução do estresse e ansiedade, o Mindfulness é um estado mental que tem a premissa de cultivar as experiências vividas no presente com generosidade e discernimento.

Para o terapeuta e instrutor de Meditação, André Britto, esse despertar chegou há alguns anos quando se percebeu agitado e sem conseguir entender o porquê de as coisas serem como eram. “Quando estamos mindful, podemos reconhecer os eventos do passado, tanto quanto as expectativas para o futuro, com uma mente mais clara e pacífica para não reagirmos inadequadamente às situações que surgem na nossa vida. A palavra discernimento surge porque quando cultivamos uma mente presente, podemos ter mais liberdade para compreender o tempo das coisas e aceitar que o passado já não existe mais e o futuro ainda não aconteceu. O presente é o único tempo onde podemos agir”, revela.

Estudos mostram que a meditação mindfulness auxilia em questões de saúde física e até como método preventivo. “Cada vez mais estudos estão surgindo relacionando mindfulness com grupos de pessoas que sofrem de diversas patologias, como fibromialgia, lúpus, HIV, dores crônicas, entre outros. Pesquisadores estão interessados nos efeitos práticos preventivos que podem ser promovidos para a nossa saúde”, diz.

Quando o assunto é atuação profissional, atualmente as habilidades sócios-emocionais são pré-requisitos fundamentais para quem deseja crescer em sua carreira. “O mindfulness pode ajudar muito a descobrirmos como nos relacionamos com as nossas emoções e com os outros. Dessa forma, nos expressaremos de modo mais autêntico e alinhados com nossos objetivos. Muitas pessoas ainda relacionam mindfulness à produtividade e à organização do tempo, mas esses são apenas alguns dos ganhos que podemos nomear. A experiência direta individual é única e os benefícios podem superar quaisquer expectativas criadas pela mente”, adianta André Britto.

O terapeuta ressalta ainda que mindfulness não é um milagre, nem panacéia que resolve tudo para todos. “Um dos meus grandes desafios é fazer com que as pessoas diminuam suas expectativas sobre isso também. Não há uma fórmula mágica para resolver a vida. Precisamos conhecer a vida e enfrentá-la com energia e ao mesmo tempo com cuidado. Mindfulness é um estado de consciência que podemos cultivar e assim escolher melhor as respostas que queremos dar aos fatos que acontecem em nossa vida. Como diz uma máxima entre os professores de atenção plena: ‘mindfulness é responder ao invés de apenas reagir’”, completa.

Lives de Carreiras

O terapeuta e instrutor de Meditação, André Britto, será o convidado desta quarta-feira, 22, às 19h, em mais uma edição do projeto ‘Lives de Carreiras’. O encontro virtual vai desmistificar o Mindfulness, tirar dúvidas e apresentar como atua, como ajuda na nossa qualidade de vida, no nosso bem-estar e mostrar, na prática, como funciona. A transmissão acontece no YouTube da Unit.

Além de oferecer informações sobre as diversas temáticas do momento, o ‘Lives de Carreiras’, promovido pelo Unit Carreiras, foca no empreendedorismo como alternativa de carreira, na capacitação e desenvolvimento de diversas habilidades com destaque para empregabilidade dos alunos e egressos.

Outras duas palestras estão programadas. Dia 29, publicitário e administrador Matheus Felizola fala sobre ‘Empreendedorismo como alternativa de carreira’. No dia 05 de agosto, a mestre em Psicologia Social e professora Flor Teixeira vai falar sobre ‘Eu desejo saúde: Como manter o equilíbrio emocional em tempos difíceis?’.

Fique atento ao portal: www.unit.br/lives e participe!

Compartilhe: