A Universidade Tiradentes (Unit) promoveu nesta quinta-feira, 22, uma visita guiada dos alunos do primeiro período de Medicina às obras do novo Complexo de Especialidades em Saúde, que já estão prestes a ser concluídas. A unidade, construída em uma área de cerca de 6 mil metros quadrados junto ao estacionamento do Campus Farolândia, vai concentrar toda a estrutura das clínicas e ambulatórios dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia. A partir de setembro, o Complexo entrará em funcionamento, abrindo os atendimentos destas clínicas para toda a população da capital e do interior sergipano.
Acompanhados pela pró-reitora de Graduação, Arleide Barreto, e por outros professores e gestores, os 84 alunos das novas turmas de Medicina se dividiram em três turmas e percorreram as instalações e puderam entender como será o funcionamento de cada área, com seus devidos equipamentos. Ao todo, serão quase 80 boxes odontológicos, 30 consultórios multidisciplinares e 10 salas de exames, com capacidade para fazer uma média de 160 atendimentos por hora (somando 2.240 por dia). Além de reunir as unidades e ambulatórios de saúde que funcionam hoje em outras áreas de Aracaju, o novo centro será integrado ao Campus Farolândia, com direito a um acesso exclusivo para alunos e professores, em frente aos blocos E e F, onde acontecem grande parte das aulas dos cursos de Saúde.
“Eu sempre vejo esse complexo como um presente para a sociedade e para os alunos. É aqui que eles terão a possibilidade de ver como a profissão funciona na prática. Quando eles saem daqui, vão para clínicas ou hospitais. Embora a gente não faça o serviço de urgência de hospital, nós temos aqui toda a estrutura que eles conhecerão. Teremos equipamentos, salas de estabilização completa e de pequenos procedimentos… Eles já vão ter uma noção de como as coisas funcionam na prática, ver como é o atendimento que fazemos à população e até a questão de posicionamento com colegas de trabalho e relacionamento com os pacientes”, destaca a gerente do Complexo de Especialidades, Liliane Correia.
Parte dos atendimentos será realizada através de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com alguns planos de saúde, enquanto outra parte terá a cobrança de tarifas sociais por semestre a preços acessíveis (e que podem ser isentadas a partir de uma análise feita por equipes de Serviço Social). Entre os serviços que serão prestados ao público no local, estão a realização de exames de raio-x e de imagem, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, sessões de fisioterapia, consultas eletivas e procedimentos odontológicos. “Isso inclui alguns exames que os estudantes não realizam como alunos, mas terão conhecimento de como funciona na prática”, explica Liliane.
Expectativas
Para o professor Dalmo Correia, coordenador do curso de Medicina, a ideia da visita dos alunos às obras do Centro de Especialidades foi ambientá-los no novo espaço, que vem sendo planejado há mais de dois anos para aumentar a prestação de serviço e a capacidade instalada dos cursos, mantendo a qualidade do ensino. “O mais importante é que eles vão viver, ainda na graduação, aquilo que eles vão vivenciar fora depois de graduados: trabalhar em uma equipe multidisciplinar e multiprofissional de saúde. Isso é muito importante, porque a medicina sempre vai ter que trabalhar junto com a fisioterapia, a terapia ocupacional, a nutrição, a farmácia, a enfermagem, etc. Este ambiente vai proporcionar para eles não só um atendimento de qualidade, mas também um retorno quando se prestam serviço e qualidade, enquanto ainda são estudantes e com a supervisão dos docentes”, afirma Dalmo.
Esta expectativa também se fez presente entre os calouros que participaram da visita guiada. Para o aluno Gabriel Felicio Andrade da Silva, o complexo abre muitas possibilidades de aprendizado e de oportunidades, tanto para quem estuda na Unit quanto para o público que será atendido. “A gente viu que é uma clínica integrada, com muitos compartimentos de todos os cursos. São portas que se abrem para a gente aprimorar nossa prática clínica, aliado à teoria que a gente tem em sala de aula. A gente está torcendo pra obra terminar logo e a gente poder tirar, aproveitar, colher os frutos dessa construção e aproveitar o máximo possível”, disse ele.
A aluna Samira Silveira dos Santos também não vê a hora de começar a acompanhar e participar das atividades práticas na nova unidade de saúde. “Eu estou achando incrível. Acho que está sendo investido bastante coisa aqui para a gente. Vai ser muito bom trabalhar aqui e a gente vai aprender bastante, com todos os cursos incluídos. Não vejo a hora”, comentou.
Além da entrada dos alunos e professores pelo Campus Farolândia, o Complexo de Especialidades terá uma entrada principal para a população em geral, no anexo do Estacionamento e com acesso direto pela Avenida Murilo Dantas, uma das principais do bairro Farolândia. esse acesso conta inclusive com uma passarela de acesso direto do ponto de ônibus até a entrada da unidade.
Leia mais:
Colaboradores do Call Center fazem visita guiada no Campus Farolândia
Clínica de Psicologia fez mais de 6 mil atendimentos no semestre 2024-1
Centro de Saúde Ninota Garcia oferece serviços acessíveis de saúde para a comunidade