O Complexo de Especialidades em Saúde – Professora Amélia Uchôa, localizado no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), está prestes a ser inaugurado, marcando um importante avanço na integração entre ensino e atendimento à saúde na região. A partir de 9 de setembro, os cursos começarão a utilizar gradativamente a nova estrutura, começando por Odontologia, seguido por Fisioterapia, Psicologia e Medicina.
A gerente do Complexo, Liliane Correia, destaca as vantagens dessa nova instalação: “A grande vantagem é a integração entre áreas, possibilitando o desenvolvimento da Medicina Integrativa, algo difícil de encontrar em Aracaju. Teremos um local multidisciplinar voltado para a saúde, acessível e com cerca de 20 especialidades médicas. O Complexo permitirá atender não apenas as necessidades básicas, mas também casos específicos, como Transtornos do Espectro Autista (TEA) e atendimentos de grupo familiar”, destaca.
O Complexo abrangerá diversos cursos da área da saúde, incluindo Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Farmácia. Além disso, o Unit Lab terá um posto de coleta para processar exames, que estará disponível para a população na nova estrutura da Rua Laranjeiras.
E ainda terá um escritório jurídico do Núcleo de Práticas Jurídicas para atendimento ao público.
A cerimônia oficial de inauguração está prevista para ocorrer em outubro.
Benefícios e Infraestrutura
O Complexo de Especialidades em Saúde – Professora Amélia Uchôa é uma homenagem à trajetória inspiradora da fundadora da Unit, perpetuando o legado e dedicação, ao lado do reitor, Jouberto Uchôa, à formação de mais de 100 mil profissionais de excelência.
O empreendimento reflete o compromisso da Unit em oferecer uma infraestrutura de ponta e um ambiente de aprendizado integrado, onde alunos e profissionais podem desenvolver suas habilidades em um espaço que alia tecnologia e humanização.
O Complexo é projetado para atender entre 150 e 160 pessoas por hora, com uma capacidade diária de cerca de 2.240 atendimentos. “Nossa meta é ter uma circulação diária de aproximadamente 7 mil pessoas, incluindo pacientes, professores e alunos. Atendemos pessoas de todo o estado, na Fisioterapia, na Psicologia, na Medicina, na Odontologia também. Nós já temos pacientes até de cidades bem distantes, de cidades da divisa com a Bahia”, informa Liliane Correia.
A nova infraestrutura inclui duas brinquedotecas, uma dedicada à Psicologia e outra geral, além de uma área de convivência com um restaurante que será acessível ao público externo. “O Complexo contará com uma Central de Material e Esterilização (CME) Classe 2, essencial para a realização de procedimentos desde curativos simples até cirurgias complexas. Temos também uma Autoclave Hospitalar de alta capacidade, o que garante a qualidade e segurança dos atendimentos”, acrescenta Liliane.
Anexo ao campus Farolândia, o Complexo tem 6.196 m² de área, com 131 ambientes.
Atendimentos e Serviços
Cada curso terá um papel específico dentro do Complexo, oferecendo uma variedade de serviços:
- Psicologia: Com enfoques em Gestalt, Psicanálise, Psicodrama e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
- Medicina: Abrange especialidades como Psiquiatria, Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia, entre outras.
- Fisioterapia: Inclui áreas como Respiratória, Cardiovascular, Traumatológica e Neurofuncional, com atendimentos para adultos e pediátricos.
- Odontologia: Oferece desde profilaxia e restaurações até endodontia e odontopediatria, com exames radiológicos e tomografia orofacial.
- Enfermagem: Centro de Atendimento Integrado de Saúde e Medicina (CAISM).
- Biomedicina: Coleta de exames laboratoriais em imunologia, bioquímica, microbiologia, parasitologia e hematologia.
Atendimento popular
O Complexo está voltado para o público geral com tarifa social, garantindo acesso a serviços de saúde para uma ampla gama de pacientes. “Nós faremos o fortalecimento do nosso serviço social porque o paciente que vier que não for pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou de algum convênio e não tiver condições de pagar o valor social, vai ser encaminhado para o serviço social. Por sua vez, vai fazer uma entrevista investigativa para ver se tem possibilidade de fazer pagamento parcial ou se precisa de isenção total”, reforça.
O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 13h, na Avenida Murilo Dantas, nº 1150, Bairro Farolândia, com acesso pelo estacionamento do campus Farolândia.
Para agendamento de serviço, basta ligar para: 79 3218-2300.
Leia também: IV Encontro de Produção Científica do Nordeste acontece em Aracaju em 19 e 20 de setembro