ESTUDE NA UNIT
MENU

Complexo de Saúde impressiona estudantes que visitam a Feivest

Demonstrações dos estudantes e professores na estrutura oferecida pelo Complexo levam muitos alunos a decidirem seguir suas carreiras na área da Saúde

às 20h20
Compartilhe:

Quem compareceu à Feivest 2025, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), e parou diante da quinta torre, dedicada aos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, teve a chance de fazer uma imersão completa nos serviços do Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa, que além de proporcionar atividades práticas aos alunos e professores promovem milhares de atendimentos ao público, sendo eles gratuitos ou a preços muito acessíveis. O complexo abrange os quatro cursos citados e mais os de Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Farmácia

Em funcionamento desde setembro de 2024, o Complexo tem capacidade para fazer uma média de 160 atendimentos por hora (somando 2.240 por dia). Se for medida a capacidade anual de atendimento em cada setor, ela pode chegar a 10 mil na Psicologia, 12 mil na Odontologia, 6 mil na Medicina e 15 mil na Fisioterapia. A proposta é integrar os serviços prestados no local pelas clínicas-escolas que servem como campo de estágio para alunos da própria universidade.

“A gente sempre fala que o atendimento é interdisciplinar, daí a importância que tem de você estar em contato com essas outras profissões. Porque o nosso atendimento de saúde, pensando no amplo, ele é centrado na necessidade do paciente. Então, não é a Fisioterapia. É Fisio com Nutrição, com Medicina, com Odonto… Todo mundo junto pensando no bem do paciente”, ressalta a professora Maria Jane Aquino, coordenadora de estágios do curso de Fisioterapia. 

Mais do que uma visita guiada, os estudantes têm a oportunidade de presenciar todo o ambiente de prática profissional, contando com uma estrutura de ponta, que tem encantado os alunos e visitantes. “Teve um menino que me disse assim: ‘Nossa! Era isso que eu queria!. Então, eles ficam surpresos e se encantam com a nossa estrutura. Ela é a melhor que a gente tem e é a única clínica-escola de Fisioterapia em uma universidade que a gente tem no Estado”, exemplifica Jane. 

A vivência da prática profissional no Complexo Amélia Uchôa pesou na escolha da estudante Ana Luiza Andrade, moradora do bairro Luzia e aluna do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Purificação. A decisão foi tomada durante a Feivest, encerrando um tempo de incerteza sobre o futuro profissional. “A vida toda, eu fui muito indecisa com o que eu queria fazer. Vi a Feivest como uma oportunidade pra realmente escolher o curso que eu quero fazer. Querendo ou não, a Psicologia sempre foi uma das minhas opções. E aqui, eu me encantei totalmente. Me explicaram certinho como é que funciona o curso, passei por uma experiência de uma simulação de uma psicoterapia e foi incrível. Tenho certeza que os alunos daqui vão se tornar profissionais muito bem capacitados”, elogiou. 

Maria Clara Madureira, que também estuda no Purificação e está no terceiro ano do ensino Médio, passou a ficar mais atraída pela Odontologia e elegeu esse curso como sua segunda opção. “Eu queria conhecer e saber se eu realmente me identifico com isso. E pelo que eu vi, gostei. Minha primeira opção ainda continua sendo Medicina, mas eu achei bem organizado. Realmente parece uma clínica ou um hospital. É bem legal. Deve ser muito bom estudar aqui pela estrutura, e ela deve ajudar bastante no aprendizado”, avaliou Clara, que esteve na Unit pela primeira vez. 

Medicina: uma profissão bonita

O curso mais concorrido da área de saúde, e da própria Feivest, foi o de Medicina. Muitos jovens já vieram decididos a prestar vestibular para o curso da Unit, que vem se destacando entre os melhores da região e do país. E esta foi a opção escolhida pelas amigas Maria Eduarda Franca Barreto de Lima, Mariana Bezerra Santos e Ana Nicole Lima Barbosa, alunas do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio CEPI Expansão, no bairro Luzia. “Eu acho que é uma área muito linda e muito nobre, e o fato de estar lidando com vidas. Eu acredito que a gente tá aqui no mundo pra isso, para ajudar o outro”, justifica Eduarda. 

“Acho que a Unit é uma faculdade muito completa, uma estrutura muito boa, e eu espero estar aqui próximo ano. Acho que ela vai proporcionar tudo aquilo que a gente realmente pensa e precisa. É como se fosse um sonho, como se fosse tipo… como você vê na série, nos filmes. Acho que aqui traz a realidade”, completam Mariana e Nicole. 

Além do Complexo de Especialidades, os alunos também puderam conhecer outras dependências do Bloco E, dedicado à Medicina e a outros cursos da área de Saúde. Uma delas foi o Museu da Anatomia, onde ficam os laboratórios que lidam com os cadáveres doados para uso nas aulas teóricas e práticas. Ali, alunos da Unit davam explicações sobre o corpo humano aos visitantes que estão terminando o Ensino Médio. 

“A gente produz um conhecimento dentro da faculdade e consegue expor para esses alunos, para eles terem um interesse e conseguirem escolher qual o curso que eles querem desempenhar. O estudo com cadáveres é uma parte importante do da medicina. Sem o conhecimento da anatomia, o médico ou qualquer profissional da saúde não consegue desempenhar a sua função”, afirma o aluno Lucas Ferraz Lobo do quinto período de Medicina.

Leia mais:
Área VIP reúne diversão e benefícios para futuros universitários durante Feivest

Compartilhe: