Aberto oficialmente na noite dessa quarta-feira, 12, no terraço da Biblioteca Central da Unit, o Congresso Nacional de Direito – Conadi, reuniu personalidades do universo jurídico, bem como docentes e acadêmicos dos campi onde o curso é ofertado. A transmissão simultânea da solenidade de abertura também favoreceu os estudantes que por algum tipo de impossibilidade não puderam estar presentes ao ato festivo.
O Conadi conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família e contempla na programação que prossegue até a noite de amanhã, 14, minicursos, exposição de painéis e conferências ministradas por convidados de expressão nacional, a exemplo da doutora Maria Berenice Dias, que abrilhantou a noite de abertura com o tema “O calvário da adoção”.
“Acho muito significativo que uma universidade se abra para um congresso de âmbito nacional, como já se tornou tradição na Unit, e discuta temas instigantes que levem essa moçada a refletir. O Direito é uma construção contínua e é colocado em discussão para essa massa crítica de alunos que serão os detentores da justiça do amanhã”, salienta a vice-presidente do IBDFAM e palestrante da noite, doutora Maria Berenice Dias.
“É um compromisso da universidade com as atividades de extensão em busca da melhoria da qualidade de ensino”, justifica o professor Uchôa em sua fala de abertura do Conadi. “Com esse evento damos oportunidade aos nossos estudantes de ouvirem especialistas em cada área do conhecimento”, complementa o reitor.
“É um congresso de extrema importância, porque já faz parte do calendário nacional e discute temas da nossa atualidade”, lembra o Pró-Reitor Administrativo e Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira Santos.
“É uma oportunidade de debatermos todos os aspectos que perpassam o Direito e não tratar de questões jurídicas na aplicação de normas e sim como a ciência se enquadra dentro do contexto social”, pondera o coordenador do curso no Campus Farolândia, professor Mário Jorge Tenório Fortes Júnior.