ESTUDE NA UNIT
MENU

Concursos públicos: saiba como ler o edital e evitar transtornos

A leitura do edital de cada processo seletivo é fundamental para ter a base de estudos e também observar requisitos

às 20h26
Compartilhe:

Quem está interessado em fazer um concurso público precisa começar com uma leitura importante: a do edital do certame. Isso porque o mundo dos concurseiros não é feito apenas de provas, mas também de toda a preparação antes dela. E a correta leitura do edital é primordial para quem quer conseguir bons resultados na seleção. 

O edital é um guia que mostra para o candidato se ele tem o perfil da vaga pretendida e mostra como deve se preparar de forma adequada. É um documento que assusta muita gente, porque costuma ser longo e ter vários termos difíceis. Mas, ele é essencial para o bom desempenho do candidato, uma vez que possui todas as informações sobre determinada seleção. Tudo o que quem vai prestar concurso precisa saber, como datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados estão descritos no edital, que geralmente são publicados como um comunicado de órgão público que irá selecionar novos servidores.

Um exemplo de edital é o de agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse caso, um dos pontos mais importantes para prestar atenção é a idade mínima exigida, requisito também colocado para outros cargos, como os militares. Depois disso, segundo os especialistas, é preciso prestar atenção nos requisitos do cargo, como escolaridade e alguma especialização específica.

Também é preciso ficar atento ao local da vaga pretendida, para não correr o risco de conseguir um emprego onde não poderá assumir. Observe o período de inscrição e a taxa cobrada. Veja quais as provas previstas, o peso de cada disciplina e as datas das provas. Outros prazos previstos são os para recursos que questionam os resultados. E outra dica importante é estudar antes de sair o edital, pois isso aumenta consideravelmente as chances de aprovação.

Mas, como é possível fazer isso? É só olhar o edital anterior do concurso que será prestado e se basear nele para os estudos. Vários outros detalhes super importantes acompanham as informações do edital e fazem toda a diferença na hora de prestar um concurso. A maioria desses documentos costuma ser longo e demorado de ler justamente pela quantidade de dados acerca da seleção. 

Entre os principais pontos que precisam ser observados no edital estão: disposições preliminares e banca organizadora, organização da seleção, inscrições, taxas e isenção, cargos e vagas, requisitos, atribuições e local de trabalho, etapas do concurso, pontuação e o conteúdo programático, com todos os assuntos que poderão ser abordados nas questões das provas. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: