V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Vagas de estágio tendem a crescer com avanço de vacinação contra Covid-19

A expectativa é positiva em relação à geração de vagas de estágio neste segundo semestre em todo o país, segundo estimam especialistas em mercado de trabalho

às 19h38
Análise do CIEE diz que mais de 2 mil vagas de estágio foram criadas a mais no primeiro semestre de 2021, em relação ao de 2020 (Unsplash)
Análise do CIEE diz que mais de 2 mil vagas de estágio foram criadas a mais no primeiro semestre de 2021, em relação ao de 2020 (Unsplash)
Compartilhe:

Depois de um longo período de incertezas e oscilações na geração de vagas, por causa da pandemia da Covid-19, a expectativa é positiva no mercado de trabalho, em especial para quem pretende conquistar um estágio. Essa é a análise de especialistas em carreiras e trabalhabilidade de diversas regiões do país, diante do avanço na vacinação de jovens e adultos.

“Desde o agravamento da pandemia, o qual afetou diretamente a geração de vagas nos mais diversos setores da economia, era grande a expectativa pela vacina, pois somente com o andamento desse processo seria possível uma retomada de fato. Esse momento chegou, pois em praticamente todas as regiões do país, a vacinação tem avançado e com isso, cresce também a chance de abertura de vagas de estágio e emprego para a população”, destaca a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro.

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), esse crescimento foi sentido já no primeiro semestre deste ano. Nas seleções realizadas pela instituição, 108.335 postos de estágio foram abertos nos primeiros seis meses de 2021, sendo 2.266 a mais que no mesmo período do ano passado.

“A tendência é de crescimento nas oportunidades de estágio também neste segundo semestre, já que a retomada do trabalho presencial e de setores que ainda atuavam com restrições começa a se dar de forma plena, o que é positivo para a geração de vagas”, analisa a coordenadora.

O estágio é a grande porta de entrada para o mercado formal, representando uma oportunidade valiosa de adquirir experiência. “Muitos não exigem experiência anterior e por isso são oportunidades importantes para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. É de fato uma grande porta de entrada para jovens em início de carreira”, enfatizou Maria Luísa. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: