O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o momento mais esperado para os estudantes da graduação, afinal, é quando seus conhecimentos são avaliados após toda jornada do curso, percebendo o quanto se transformaram e se prepararam para o mercado de trabalho. Em paralelo, fica notória também a conexão que a graduação tem com o Stricto sensu, reforçando o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.
Assim, o período de fim do ano letivo em uma universidade é marcado por defesas de TCC, na graduação, e de bancas de qualificação e defesa, na pós-graduação. É o que ocorre na Universidade Tiradentes (Unit), neste caso, destaca-se a participação da professora doutora Simone Amorim, do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit (PPED/Unit) em defesas de TCC nos cursos de Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo na última semana.
“No TCC de Arquitetura, o tema era sobre arquitetura educacional, ao pensar e propor espaços educacionais que flexibilizem e fomentem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma proposta pedagógica. O de Gastronomia tinha relação com elementos da cultura brasileira, como o café, com outros que compõem um cardápio com propostas que acabam por ser internacionais, podendo ser comparados entre si. Desenvolvo pesquisas que têm no bojo as questões culturais, e a Gastronomia é uma delas. Dessa maneira, os docentes dos cursos de Gastronomia, Cláudio Praxedes, e de Arquitetura, Ingrid Santos, visualizaram a possibilidade de eu poder contribuir no processo formativo de seus alunos, sendo os convites aceitos por mim”, pontua a professora doutora Simone Amorim.
Segundo ela, as duas apresentações de TCCs foram singulares. “Pude observar, especialmente ao questionar os discentes sobre aspectos relevantes dos TCC, a segurança na apresentação e respostas dadas a mim. Eles demonstraram que estavam prontos para aquele momento, apresentando os elementos necessários, provendo as explicações solicitadas e, consequentemente, refletindo sobre suas próprias convicções formativas”, avalia Amorim.
O TCC é, portanto, Isso é importante, dentre outras razões, para mostrar que somos seres inacabados e que a formação não acaba naquele momento, mas precisa ocorrer ao longo da vida. Ademais, a experiência é significativa para todos os envolvidos: docentes, discentes, público presente, assim como para a sociedade, que receberá o profissional com as habilidades que o torna qualificado para exercer a profissão que escolheu. Assim, o ensino superior cumpre sua missão.
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