ESTUDE NA UNIT
MENU

Congresso Nacional de Enfermagem acontecerá em maio na Unit

Avanços e autonomia da Enfermagem nas Dimensões da Saúde é o tema do congresso que terá uma vasta programação com profissionais de renome nacional

às 21h01
Coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Pureza Santa Rosa entre professores
Compartilhe:

Por Denise Gomes

No próximo mês, a Universidade Tiradentes sediará o Congresso Nacional de Enfermagem – CONENF – que tem como tema central ‘Avanços e Autonomia da Enfermagem nas Dimensões da Saúde’. A abertura será realizada no dia 07, no Teatro Tiradentes, localizado no campus Centro.

O evento, que contará com a presença de profissionais de renome nacional, segue até o dia 11 no campus Farolândia, na Zona Sul da capital sergipana, com uma programação extensa em quatro áreas temáticas, sendo urgência e emergência, obstetrícia, gestão hospitalar e gestão da atenção primária.

“É um evento que está com sua temática próxima da trabalhada na Semana de Enfermagem e todo o país estará discutindo algo neste momento. Todos estão convidados, estaremos de portas abertas a professores e estudantes de todas as universidades, e contaremos com todo o apoio do nosso conselho de classe, ou seja, o Conselho Regional de Enfermagem, a Associação Brasileira de Enfermagem em Sergipe e o conjunto de estudantes e professores da nossa universidade”, destacou a professora Maria Pureza Santa Rosa, coordenadora do curso de Enfermagem.

Inscrições

As inscrições estão abertas para o público interno e externo pelo site: www.unit.br/conenf. Além de conferências, palestras, workshops e cursos, uma área será montada com diversos stands de empresas de material médico-hospitalar, bem como de revistas da área da saúde e stands de todas as ligas acadêmicas.

De acordo com o professor Denisson Pereira, as atividades acontecem antes e depois do congresso para contribuir ainda mais com a difusão das atualidades da enfermagem. “Será uma grande oportunidade para atualização dentro do corpo técnico e científico e nada melhor que trazer profissionais que tem o nome firmado na profissão, com renome nacional e internacional, que são muito bem atualizados nessas novas tecnologias, e que vão trazer esses saberes para esse espaço de discussão que é aberto a todos os estudantes de todas as universidades, bem como aos profissionais da enfermagem”, ressaltou.

Conhecimento

O CONENF também será uma oportunidade para que estudantes do curso de Enfermagem possam ampliar seus conhecimentos, e principalmente, sua vivência prática. É o caso da aluna Marly Dias, que cursa o 6º período e irá atuar como monitora durante o evento. “Primeiramente gostaria de agradecer à oportunidade concedida pela coordenação do curso em proporcionar essa experiência como monitora durante o evento. Estou colaborando com a organização do congresso e profissionalmente isso é maravilhoso, pois é a primeira experiência que tenho neste sentido”, disse.

“Precisamos aproveitar todas as formas de conhecimento que a universidade nos proporciona como é o caso do CONENF, que é um evento nacional, e irá reunir grandes profissionais da área da enfermagem. É maravilhoso esse intercâmbio, pois eles transmitem muitos conhecimentos e para nós alunos é um mundo de conhecimento que se abre. São debates, cursos, palestras sobre vários temas relevantes e já estou fazendo uma lista daqueles que vou participar, pois como são muitos é preciso mesmo ter essa organização para participar do máximo possível. Tenho muito interesse por obstetrícia, urgência e emergência, e com certeza será muito bom participar e conhecer as atualizações”, enfatizou a estudante Giovanna Mirela, que está no 5º período do curso.

Impressões

“O congresso é uma ótima oportunidade de termos uma interação entre diversas ligas, com diversos palestrantes de todo o Brasil. Participei do congresso realizado no ano passado e foi muito enriquecedor, pois tivemos palestras com especialistas nacionais e internacionais, e esse ano não espero nada menos que perfeição”, ressaltou Letícia Aragão, presidente da Liga de Cardiologia.

Para os profissionais e gestores da área da saúde essa também será uma chance de atualização profissional, conforme destaca o professor Conrado Marques. “É importante que estejamos voltados às novas tecnologias, práticas de enfermagem, autonomia do enfermeiro e sua assistência. O congresso vem suprir essa necessidade de atualização com a presença de profissionais de renome nacional e todo estado está convidado a estar conosco na Universidade Tiradentes para que possamos contemplar esses saberes e dividir esses conhecimentos”, pontuou.

 

Compartilhe: