ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça algumas áreas de tecnologia que pagam bem no Brasil

Nos últimos anos muitas áreas começaram a ganhar destaque quando o assunto é tecnologia. Esse destaque possibilita o aumento de vagas e boa remuneração

às 12h25
Compartilhe:

A tecnologia da informação é um setor em constante expansão, com a demanda por profissionais qualificados em alta. O Guia Salarial 2023 da Robert Half mostrou que o setor lidera quando o assunto é contratação, mas apesar do aumento de vagas, no Brasil as empresas ainda enfrentam dificuldades em encontrar profissionais de tecnologia, por falta de qualificação nas áreas de TI. 

 Os dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) explicam esse cenário do mercado. De acordo com os estudos, em 5 anos serão criados quase 800 mil empregos em tecnologia no país, que ainda forma apenas 53 mil profissionais na área por ano.

Esse cenário, de acordo com o professor de TI da Universidade Tiradentes (Unit), Fábio Batista, tem crescido juntamente com a evolução digital, onde tudo, hoje em dia, está na internet. Além disso, todas as áreas precisam do uso da tecnologia, contribuindo ainda mais com esse crescimento.

“Hoje, o mercado necessita de desenvolvedores, principalmente no conceito de full tech, que é o desenvolvedor completo, além daqueles que precisam ter conhecimento em inteligência artificial, big data, analíticos, etc. Ou seja, são áreas que possuem muitas oportunidades e poucos profissionais”, destaca.

Por ser uma área em alta no mercado, a atuação desse profissional é de fundamental importância. “Esse profissional é importante para prover soluções e ajudar a sociedade nessa dinâmica tão rápida que está acontecendo com tantas transformações. Todas as áreas que não são de computação terão que aprender de alguma forma como funciona, já que tudo vai estar ligado à tecnologia e a inteligência artificial”, enfatiza.

Uma opção para ir contra os dados é ter mais pessoas se qualificando em tecnologia e encontrando boas áreas de TI para conseguir ingressar no mercado de trabalho e aproveitar dos salários que são oferecidos. Conheça algumas que estão pagando bem no Brasil:

Arquitetura de soluções

A arquitetura de soluções é uma área de TI que envolve o projeto e a implementação de soluções tecnológicas para empresas e organizações. Esses profissionais são responsáveis por analisar as necessidades dos clientes e desenvolver soluções personalizadas, além de supervisionar sua implementação. Por conta da complexidade do trabalho e da alta demanda por profissionais especializados, os arquitetos de soluções são bem remunerados no Brasil.

Segurança da informação

A segurança da informação é uma das áreas de TI mais importantes, uma vez que envolve a proteção de dados e informações confidenciais. Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por desenvolver estratégias de segurança e prevenção de ataques cibernéticos, além de monitorar a rede e garantir a privacidade dos dados. Devido à importância da segurança da informação para as empresas e organizações, os profissionais dessa área recebem salários altos no Brasil.

Cloud computing

O cloud computing, ou computação em nuvem, é uma área de TI que vem ganhando destaque nos últimos anos. Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por gerenciar a infraestrutura de nuvem de uma empresa, o que inclui o armazenamento e o processamento de dados. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma das áreas de TI mais promissoras para o futuro. Os profissionais que trabalham com IA são responsáveis por desenvolver sistemas e tecnologias que possam imitar o comportamento humano, como reconhecimento de voz e imagem, análise de dados e automação de processos. 

Desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é uma das áreas de TI mais tradicionais e ainda assim continua em alta. Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por desenvolver e implementar softwares que atendam às necessidades dos clientes. 

Análise de dados

A análise de dados é uma área de TI que envolve o uso de técnicas e ferramentas para interpretar e extrair insights de grandes conjuntos de dados. Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por coletar, processar e analisar dados para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas. 

Cursos de Tecnologia da Informação da Unit

A Universidade Tiradentes oferece uma ampla variedade de cursos na área de tecnologia da informação, que são altamente reconhecidos no mercado de trabalho. Um dos destaques é o curso de Ciência da Computação, que oferece uma formação completa em programação, inteligência artificial, segurança de redes, entre outras áreas. Os alunos têm acesso a laboratórios de última geração, equipados com tecnologia de ponta, e contam com a orientação de professores altamente capacitados.

Outra opção é o curso de Sistemas de Informação, que é voltado para a formação de profissionais capazes de desenvolver e gerenciar sistemas de informação em diversas áreas, como saúde, educação, finanças e logística. O curso tem uma abordagem multidisciplinar, que une a tecnologia da informação com a administração e gestão de projetos. Além disso, os alunos podem participar de projetos de pesquisa e extensão, o que enriquece ainda mais sua formação e amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Além dos cursos de graduação, a Unit também oferece cursos de pós-graduação na área de TI, como especializações em Desenvolvimento de Software, Redes de Computadores e Segurança da Informação, entre outras. 

Ou seja, os cursos de Tecnologia da Informação da Unit são uma excelente escolha para quem busca uma formação sólida e atualizada na área de TI, com amplas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, e o melhor, muitos desses cursos são oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Leia também: Transformando desafios em oportunidades com a ajuda do EAD

Compartilhe: