O uso das ferramentas digitais aprimoram estratégias da aprendizagem, garantem maior flexibilidade e autonomia ao aluno e fazem com que ele se mantenha interessado e motivado.
Visando proporcionar tamanha experiência ao estudante de graduação, a Universidade Tiradentes (Unit) aplica essas ferramentas ao seu Ensino a Distância (EAD).
A seguir, confira quais são elas e como funcionam:
Plataforma de aprendizagem
Na Unit EAD é utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por ser online, ele pode ser acessado de qualquer local, em qualquer horário, basta o usuário digitar o seu login e senha para acessar a sua conta própria
Bibliotecas Virtuais
A coordenadora da gestão de conteúdo e planejamento pedagógico, Cláudia Nunes, diz que além do AVA, também é possível utilizar conteúdo multimídia como: textos, infográficos, vídeo, áudio ou jogos e ter acesso a bibliotecas virtuais (lugar onde os alunos podem acessar e baixar os livros, textos e artigos). “São inúmeros métodos de aprendizagem que atende a preferência de cada estudante”, pontua.
Conteúdos digitais
Trata-se de uma inovação versátil e bastante útil, pois os materiais costumam ser compatíveis com cursos à distância, semipresenciais, cursos livres e de extensão, ampliando a aquisição de conhecimentos em qualquer situação.
Fóruns de discussão
Os fóruns de discussão também são espaços muito utilizados pelo aluno Unit EAD, lá é possível interagir com os professores, esclarecer dúvidas, entender melhor algum conteúdo e trocar experiências com outros alunos sobre a matéria.
Laboratórios virtuais
São plataformas digitais que realizam simulações sofisticadas, realistas e seguras, com os principais recursos de um laboratório real. Cada bancada especializada costuma ser uma representação idêntica ao real.
Outros métodos
Além dessas ferramentas digitais, os professores da Unit EAD costumam utilizar um método, chamado “sala de aula invertida” onde o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.
“Na sala de aula invertida o foco principal é no aluno. Sendo assim, é possível considerar inclusive as preferências da nova geração e propor que o primeiro contato com o conteúdo estudado previamente à distância seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: vídeo aulas, textos e fóruns”, explica.
Cláudia ainda ressalta que algumas das vantagens da aplicação desses métodos e ferramentas ao ensino são: aumento do engajamento dos estudantes na realização das tarefas, possibilita o desenvolvimento das habilidades e competências e permite que os estudantes aprendam no próprio ritmo de acordo com seus interesses.
“Outra vantagem de adotar esse modelo é a otimização do tempo. Como os alunos já tiveram um contato prévio com o conteúdo antes da aula, surgem menos dúvidas e há a possibilidade de se trabalhar o conteúdo com mais rapidez e profundidade”, diz a coordenadora.
Um fator importante é que os professores também devem dominar ferramentas digitais para ministrar suas aulas. Portanto, a própria metodologia da sua instituição incorpora essas soluções e estratégias, que otimizam e revolucionam o processo de ensino aprendizagem.
Leia também: Profissões do futuro e os novos cursos da Unit EAD: saiba quais são