Para muitas pessoas, se expressar pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de falar em público ou demonstrar emoções de forma assertiva. É aqui que o Teatro Experimental de Psicologia (TEPSI) da Universidade Tiradentes (Unit) se destaca, oferecendo um ambiente acolhedor e estimulante para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação e autoexpressão tanto na esfera acadêmica quanto na vida cotidiana, através de dinâmicas teatrais e atividades em grupo.
Segundo a aluna do 6º período de Psicologia da Unit e uma das coordenadoras do TEPSI, Anna Júlia de Alcântara Lira, o projeto foi criado por ex-alunos de Psicologia da Unit há cerca de 10 anos e surgiu da paixão pelo psicodrama, uma das abordagens da psicologia. Eles queriam vivências que trabalhassem a voz e o corpo, focando na expressão vocal e corporal. “Trabalhamos muito com dinâmicas de improviso e teatro, aplicando aprendizados do curso. Isso nos ajuda a melhorar nossa oratória e comunicação, habilidades úteis tanto na vida profissional quanto pessoal”, elenca Anna Júlia.
O perfil das pessoas que procuram o TEPSI é bastante diversificado, abrangendo tanto aqueles que têm uma paixão por arte, seja teatro, dança, canto, escrita ou pintura, quanto aqueles que buscam melhorar suas habilidades de comunicação. Especialmente, pessoas com dificuldade em falar em público encontram no TEPSI um ambiente encorajador. Um dos principais benefícios do TEPSI é justamente ajudar essas pessoas a superar a timidez, aprimorar sua oratória e desenvolver maior confiança em suas interações sociais.
Dinâmicas e atividades
As atividades do TEPSI giram em torno de dinâmicas de improviso e teatro, aplicadas de forma personalizada para atender às necessidades de cada participante, como explica a aluna do 5º período de Psicologia, Victoria Fernandes. Ela é atriz profissional e também coordenadora do TEPSI. “Utilizamos dinâmicas que trabalham aspectos específicos, de acordo com o perfil dos participantes de cada semestre. Assim, criamos um cronograma personalizado para trabalhar as necessidades específicas das pessoas da turma”. Afirma Victória.
Geralmente, essas dinâmicas ajudam a perder o medo de errar, a projetar a voz, a articular melhor e a melhorar a expressão corporal. Perder o medo de errar e aprender a dar o primeiro passo também são objetivos importantes. “Muitas pessoas têm medo de iniciar projetos novos ou fazer coisas diferentes. Incentivamos bastante esse comportamento aqui, e os participantes vão perdendo o medo e começando a fazer coisas que antes não tinham coragem de tentar”, completa Anna Júlia.
Participando do TEPSI há um ano e meio, Caio Cavalcante Almeida conheceu o projeto por meio de alguns amigos, o estudante de Psicologia ressalta os benefícios que o projeto proporciona para além da vida acadêmica. “Procurei o TEPSI porque gosto de teatro, mas não tinha 100% de certeza se queria seguir com isso. A parte que mais gosto são as dinâmicas. No geral, gosto muito de improviso. Então, as partes de improviso são as minhas favoritas. Além disso, ele ajuda na socialização, a perder um pouco da timidez e em várias outras áreas da vida”, revela.
Mais informações
- Quem pode participar? Qualquer pessoa, seja aluno da Unit ou de outras instituições.
- Como participar? O processo de seleção para o TEPSI é simples. Os interessados participam de uma audição, onde apresentam um texto ou monólogo de sua escolha, além de uma entrevista individual.
- Onde participar? A inscrição é feita através de um formulário disponibilizado no início de cada semestre, com todas as informações também divulgadas no Instagram do grupo (@tepsi_unit).
- Quando e onde acontece? As atividades são realizadas todas as sextas-feiras das 14h às 17h30, na sala 53 do bloco C do Campus da Unit Farolândia.
Leia também: PAIMI celebra o São João em tarde junina com direito a quadrilha, casamento caipira e muita animação