ESTUDE NA UNIT
MENU

Coordenadores dão início a novo ciclo da Certificação em Gestão de Cursos

A iniciativa para coordenadores de cursos e de áreas, tem foco na formação em competências socioemocionais e no aperfeiçoamento do relacionamento com professores, estudantes e sociedade em geral

às 15h20
Compartilhe:

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit) deu início nesta segunda-feira, 24, ao segundo ano da sua Certificação em Gestão de Cursos, um ciclo de formação e capacitação para coordenadores de cursos, de área e operacionais. A certificação, que terá outros eventos ao longo do ano, tem o objetivo de potencializar as lideranças acadêmicas, oferecendo formação técnica para uma eficiente gestão de cursos, alinhada com as boas práticas das unidades e setores organizacionais, além de contribuir com a formação de novas competências para os coordenadores e integrantes de núcleos pedagógicos. 

O foco neste ano será a formação em competências, conhecimentos e habilidades socioemocionais, chamadas soft skills e hard skills. Segundo o gerente de Qualidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, professor Antônio Minoru, esses conhecimentos serão fundamentais para equilibrar a parte administrativa da gestão de cursos com a necessidade de manter uma proximidade real e produtiva com os alunos e professores. 

“Acredito que um dos aspectos fundamentais disso é ter a consciência do relacionamento, da convivência. A partir do momento que o coordenador vive essa virtude, no aspecto gerencial e no lidar com a comunidade, todo o trabalho flui, no aspecto de engajamento das pessoas, de conhecimento das pessoas sobre os processos e sobre as nossas ações”, diz Minoru, citando que, entre as outras habilidades consideradas fundamentais para o sucesso da gestão do curso, estão a comunicação eficaz e assertiva, a gestão de dados e a administração do tempo. 

O primeiro evento do ciclo, realizado no auditório do Bloco C, foi uma palestra ministrada pela professora Patrícia Santos Almeida, coordenadora operacional do curso de Biomedicina, que abordou as práticas adotadas no relacionamento da coordenação com alunos e professores, considerado como case de sucesso. Ela destacou, como principal iniciativa, a comunicação contínua com os alunos, desde o momento que ele entra na instituição até o seu estabelecimento no mercado ou na carreira acadêmica. 

Patrícia acrescenta que a boa comunicação pode ajudar principalmente a melhorar o desempenho dos estudantes que estejam dispersos no curso. “A nossa preocupação é trazer para perto do professor aquele aluno que está do meio para o fundo da sala, que provavelmente está com algum problema e que não sabe se comunicar. Se o professor não consegue, é comunicar a coordenação, que vai acolher esse aluno, indicar setores da instituição que também podem, em parceria com a coordenação, realizar esse acolhimento. E assim seguir o fluxo, para esse aluno sair da universidade feliz e satisfeito com a instituição que escolheu”, ensina. 

Integração

Um primeiro ciclo da certificação foi realizado no ano passado, com foco no relacionamento dos coordenadores com todos os setores da instituição, apresentando o funcionamento de cada um e aperfeiçoando a integração entre eles. “Os próprios setores foram convidados para que viessem e pudessem mostrar o que é que cada um faz, para que os coordenadores pudessem esclarecer suas dúvidas, mostrar suas dores, e os setores por sua vez também mostrarem suas dores, e houvesse essa integração. Durante todo o ano, cada coordenador apresentou, esclareceu e fez um produto que solucione um problema dentro daquela área que eles escolheram”, explica a pró-reitora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto. 

“No ano passado, a gente trabalhou muito os processos internos e a articulação interna dos gestores com as áreas administrativas. Agora, com essa base solidificada, a gente parte para o desenvolvimento dessas competências mais emocionais, mais difíceis de serem trabalhadas porque elas são mais pessoais. Todo esse arcabouço, quando bem fundamentado, ajuda todas essas lideranças na gestão do dia a dia e em todos os níveis, não só na parte acadêmica ou na aplicação de novas tecnologias educacionais, mas também na resolução de conflitos internos e de problemas administrativos ou financeiros”, completa a gerente de Proteção de Dados e Processos da Unit, Susan Kelly Oliveira. 

Leia mais: 
Professores da Unit se destacam entre pesquisadores de influência internacional
Unit capacita docentes para uso do metaverso na educação
Jogos, brindes, música e diversão nas boas-vindas aos alunos da Unit

Compartilhe: