Em comemoração aos 63 anos da Universidade Tiradentes (Unit), completados no dia 21 de abril, foi realizada no último sábado (26) a tradicional Corrida Tiradentes. O evento, que reuniu 680 corredores, foi uma celebração esportiva aberta à comunidade interna e externa, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da saúde e da integração social. A corrida teve três percursos diferentes: 2,5km, 5km e 10km, todos com largadas simultâneas em locais distintos de Aracaju e chegada no campus Farolândia, com a última volta na mais moderna pista de atletismo de Sergipe.
Para o vice-reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, que competiu no percurso de 5km, a corrida consolidou-se como um dos momentos mais especiais das celebrações. “A corrida foi muito dentro da expectativa, graças a Deus! Mais uma Corrida Tiradentes, em comemoração aos nossos 63 anos de universidade. É um grande marco para todos nós. Quero agradecer à sociedade sergipana, que se fez presente neste evento, aos nossos professores e colaboradores. Foi um evento belíssimo, e acredito que todos nós nos sentimos muito realizados”, destacou o vice-reitor.
A estrutura da corrida foi resultado de um trabalho conjunto envolvendo diversos setores da universidade. De acordo com Walter Thiessen, coordenador de esportes da Unit, a organização mobilizou mais de 10 cursos e cerca de 100 alunos, além de 700 colaboradores. “Foi um sucesso, resultado de um planejamento longo, que envolveu professores, coordenadores e toda a estrutura da Unit”, ressaltou. Walter ainda destacou um diferencial do evento. “A Unit é uma das poucas que realiza largadas em lugares diferentes e acredito que somos a única a oferecer três percursos distintos com largadas simultâneas, além de uma chegada em uma pista tão especial como esta”, completa.
Superando os limites
Entre os destaques da competição, o estudante de Educação Física da Unit, Bruno Santos, conquistou o primeiro lugar na categoria de 10km. Treinando diariamente nas instalações da universidade, ele celebrou a vitória como fruto de dedicação e apoio. “É muito especial poder vencer os 10 km aqui na Corrida Tiradentes. A Unit me apoia, permitindo que eu treine diariamente para manter meu desempenho. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que me apoiam: a Unit, meu treinador, minha família, minha terapeuta, a todos. Estou muito feliz”, comemorou o atleta, que já vinha se preparando para provas regionais e nacionais.
Além dos atletas de alta performance, histórias de superação também emocionaram o público. A médica Ana Angélica Mendonça, participante do percurso de 5km e que chegou em quinto lugar na categoria, compartilhou sua trajetória de luta contra o câncer de mama. “Essa corrida é para todas as mulheres que, às vezes, escutam frases extremamente desagradáveis ou se sentem frustradas. Não existe um porquê, Deus sabe de tudo. Viva o hoje”, afirmou. Mesmo em tratamento quimioterápico recente, Ana emocionou ao cruzar a linha de chegada com um sorriso no rosto. “Estou inchada, cheia de medicamentos, mas este sorriso aqui continua o mesmo. Venham fazer parte desse movimento, sem medo”, complementa.
Apoio e aprendizado
O evento também foi uma oportunidade de aprendizado para os alunos dos cursos de Saúde, como destacou Antenor Neto, coordenador do curso de Educação Física. “Todos os alunos envolvidos dos cursos, principalmente os de Educação Física têm a oportunidade de vivenciar aqui o que aprendem na teoria. Eles praticam tanto nas aulas quanto utilizando a infraestrutura que a universidade oferece. Mas é em um evento como este, ao colocarem esse conhecimento a serviço da comunidade, que sentimos uma satisfação imensa. Isso aproxima ainda mais os alunos do mercado de trabalho”, explica.
A área de saúde dos participantes contou com suporte especial. Segundo Juliana Góes, professora do curso de Fisioterapia da Unit, foi realizado um serviço de recovery pós-exercício. “Trabalhamos com liberação miofascial e alongamento. Perguntamos aos atletas o que eles estão sentindo, onde está doendo, e, a partir disso, atuamos diretamente no ponto de desconforto”, comenta a professora.
Na área de alimentação, o cuidado também foi um destaque. Conforme explicou Hugo Xavier, coordenador operacional dos cursos de Nutrição e Gastronomia, foi desenvolvido um cardápio funcional em parceria com o Outback e alunos de Nutrição. “Esse cardápio inclui uma cocada funcional, um calzone de frango, duas frutas maçã e banana e um chá energético produzido pelo Outback. Dessa forma, com essa parceria, os alunos de Gastronomia produziram todo o material em conjunto com eles”, elenca Hugo.
Ao término das provas, os participantes ainda puderam aproveitar um momento especial de confraternização, com um show animado da cantora Márcia Chou no minishopping da Unit, que trouxe ainda mais energia e celebração para o encerramento do evento.
Para ter acesso as fotos da corrida, basta acessar este link.
Leia também: Academia de Líderes retorna com foco no desenvolvimento socioemocional e autoconhecimento