Nos dias 23 e 24 de maio, a Universidade Tiradentes (Unit) recebeu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em seus campi de Propriá (SE), Estância (SE) e Itabaiana (SE). Essa visita foi uma oportunidade importante para engajar colaboradores e gestores locais, promovendo a cultura de avaliação e destacando os resultados das autoavaliações institucionais.
Segundo a presidente do CPA, Caroline Oliveira, o propósito desta visita foi multifacetado. Durante as visitas, a equipe da CPA apresentou os resultados da autoavaliação institucional, realizada pelos próprios alunos, e o Net Promoter Score (NPS), um indicador inédito que mede a satisfação e a recomendação da instituição.
“Além de levar conhecimento sobre a CPA e sua missão, buscamos também fortalecer a cultura avaliativa nos campi. Realizamos um tour pelas instalações, promovemos apresentações sobre a CPA e seus objetivos, além de compartilhar os resultados das avaliações realizadas pelos alunos especificamente sobre cada campus. Foi uma oportunidade valiosa para estabelecermos um diálogo aberto e transparente com nossos colaboradores e gestores locais”, destaca a presidente.
O assistente acadêmico e representante do corpo técnico administrativo do campus de Propriá na CPA, Jeferson Morais Lima Silva, destacou a importância de seu papel na comissão: “Meu papel na comissão é atuar como elo entre os pares e a comissão, garantindo que as opiniões, sugestões e preocupações dos colegas sejam consideradas nos processos de autoavaliação e melhoria da instituição”, pontuou Jefferson que também comentou sobre o impacto positivo do NPS, mencionando que seus colegas se sentiram desafiados e dispostos a melhorar esse indicador.
Engajamento e próximas etapas
A CPA continuará seu trabalho de diálogo e engajamento, realizando reuniões com diretores, pró-reitores, líderes e colaboradores para desenvolver planos de melhoria. No segundo semestre, estão planejados encontros semelhantes, desta vez envolvendo os alunos, previstos para acontecer em setembro.
“Esse encontro permitirá que eles compreendam a importância das avaliações e recebam feedback sobre as avaliações em que já participaram. É uma oportunidade para avaliar a instituição como um todo, em todos os seus aspectos. A participação da comunidade acadêmica é de suma importância, pois a percepção de todos contribuirá para que a instituição crie meios de buscar melhorias contínuas”, ressalta Jeferson.
O gestor do campus da Unit em Propriá, Bruno Teles, enfatizou a importância dessas visitas para o desenvolvimento e aprimoramento do campus. “É um momento ímpar, e tão importante para que possamos ver de perto e entender a partir da métrica avaliativa dos nossos alunos, onde devemos melhorar, onde estamos errando e pensar nas possibilidades de como avançar cada dia mais”, ressalta.
Ele destacou que cada membro da equipe tem uma responsabilidade que contribui para o desenvolvimento do campus, e a visita da CPA sensibiliza os colaboradores sobre a importância de seu trabalho no processo evolutivo. “Com essa visita, nossa equipe entende que o crescimento e qualidade dos nossos serviços não depende só da instituição, mas de cada um de nós, no desempenho das nossas atividades diárias. Cada um em seu setor tem uma responsabilidade parcial que contribui com o desenvolvimento do nosso Campus”, completa Bruno.
Leia também: Professor do PPED palestra em eventos regionais de pós-graduação em Educação