ESTUDE NA UNIT
MENU

Cuidar da estética e cosmética também é questão de saúde

Professora especialista em fórmulas cosméticas fala sobre a busca por atualização na área da estética e cosmética.

às 23h03
Compartilhe:

Por Stefânia Leal, Roberta Andrade e Raquel Passos

Segundo o anuário de 2019 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo. Pensando nisso e para manter os interessados na área atualizados, a Universidade Tiradentes – Unit – promoveu a live “Bem Estar e Saúde na Estética e Cosmética” no último dia 23, em seu canal do Youtube. 

Atualmente, o profissional da Estética e Cosmética ganhou novas ferramentas; quebrou paradigmas, ampliou espaço, redes de clínicas de estéticas, abriu vários leques de possibilidades. 

“A tecnologia cosmética cresceu muito. Os equipamentos evoluíram, as práticas manuais também tiveram novas reformulações associadas, como: massoterapia, eletroterapia e pós-operatório. São infinitas a busca constante pela beleza e bem-estar que nunca sai de moda e as pessoas começaram a entender que faz uma conexão lógica e física direta com a saúde”, coloca a coordenadora da pós-graduação em Saúde Estética da Unit, Glória Cabral.

A fisioterapeuta e aluna do curso de estética e cosmética da Unit, Karina Oliveira, foi a mediadora do evento virtual e reforçou a importância do esteticista estar alinhado às regulamentações, a exemplo da Lei 13.643, de abril de 2018, que regulamentou as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética e Cosmética.

“A Lei vem citando pré-requisitos mínimos para você ser um profissional da estética e cosmética e ela também vem citando alguns procedimentos já consagrados para o profissional da estética e cosmética”, ressalta a estudante.

Para a professora Glória, a Lei veio para reconhecer a classe profissional, pois antes o profissional da estética não tinha reconhecimento nem aparato legal. Para ela, a Lei 13.643 é um marco para os esteticistas e cosmetólogos.

Estética e Cosmética 

Glória Cabral é farmacêutica, especialista em ozonioterapia e pesquisadora de fórmulas cosméticas. Ela acredita na necessidade latente do profissional continuar se atualizando para manter-se no mercado competitivo, pois, um bom profissional da estética é aquele que  se dedica aos estudos e sabe usufruir da melhor forma das técnicas disponíveis.

“Um bom profissional da estética é aquele que estuda, que se dedica e que vai em busca da ciência, porque estética não é empirismo, ela deve ser baseada em ciência, por isso o profissional da estética deve estar muito bem alinhado com os livros, artigos e estudos”, afirma a coordenadora da pós-graduação em Saúde Estética da Unit, Glória Cabral.

A graduação tecnológica em Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes habilita o profissional para avaliar e desenvolver propostas terapêuticas nas diferentes áreas da Estética e da Cosmética, utilizar diversos recursos eletroterapêuticos, aplicar produtos estéticos e cosméticos e manipular aparelhos de estética.

Compartilhe: