ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Farmácia da Unit produz 600 kg de álcool gel 70% para a SSP de Sergipe

SSP SE firmou parceria com o curso de Farmácia da Unit, por meio do IML, para a produção de álcool gel 70%. Insumo será distribuído entre corporações de perícias do órgão

às 13h21
Doação da SSP chegou no sábado, 28
Doação da SSP chegou no sábado, 28
Produção dos 600kg está sendo feita no laboratório do curso de Farmácia da Unit
Parte da equipe envolvida nessa produção que segue até dia 1º de abril
Insumos foram doados pela SSP
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Um grupo de especialistas em farmacotécnica da Universidade Tiradentes – Unit – está debruçado desde sábado, 28, na produção de 600 quilos de álcool gel 70% graças a parceria firmada com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio do Instituto Médico Legal. Toda confecção do material deverá ser finalizada ainda na primeira semana de abril para destiná-la à SSP que, por sua vez, fará a distribuição entre os órgãos da Coordenadoria Geral de Perícias – que além do IML contempla ainda o Instituto de Identificação, o Instituto de Criminalística, e o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses.

O papel do curso de Farmácia da Unit nessa iniciativa é científico e tecnológico. Como o time teve que ser o mais reduzido possível – para seguir com rigor as recomendações da Organização Mundial da Saúde -, está sendo possível produzir 200 quilos de álcool gel por dia. “Envolvemos quatro professores e quatro técnicos em química para que colocassem a mão na massa nessa ação tão importante, em um momento tão desafiador como este que todos estamos vivenciando. Além do capital humano, também cedemos nossa estrutura”, informa a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Mendonça.

Quem lidera a ação no laboratório nesses dias de produção é a professora adjunta do curso de Farmácia, Cinthia Meireles. “Acreditamos que até dia 1º de abril a gente consiga entregar os 600 quilos de álcool gel pronto para uso para a SSP. Mas isso só está sendo possível devido a alta qualidade de tecnologia e inovação do laboratório de Farmácia da Unit. Nosso equipamento misturador, por exemplo, consegue entregar 100 quilos por vez. Com nosso time reduzido, o processo de envasar o material, por sua vez, ficou mais lento, porém, o ambiente é o mais seguro possível para os profissionais envolvidos, voluntariamente, nessa ação”, explica a professora de Farmacotécnica, Cinthia Meireles.

“Essa iniciativa é de extrema importância e nós agradecemos a Universidade Tiradentes por atender nosso pedido e a usina Campo Lindo que fez a doação do álcool líquido [matéria-prima] para que o curso de Farmácia da Unit pudesse transformá-lo em álcool gel. Nós da SSP ficamos felizes com essa parceria, pois atende nossa extrema necessidade em ter esse produto para assepsia, demonstra o reconhecido papel da SSP na sociedade”, afirma o diretor do IML, Vitor Vasconcelos, responsável em arrecadar todos os insumos e embalagens necessárias para a produção dos 600 kg de álcool gel 70%.

Tecnologia laboratorial

A Universidade Tiradentes possui toda a estrutura laboratorial adequada para a prática referida, diante do conteúdo de Farmacotécnica do curso de Farmácia. “Assim, nosso laboratório de Tecnologia Farmacêutica é dotado de equipamentos necessários, além do corpo docente que é especialista no assunto. Entendendo o momento emergencial em que nos encontramos, é com grande satisfação que podemos auxiliar nesta demanda para a sociedade, por meio da produção do álcool em gel 70% em nossas instalações”, explica a diretora adjunta de Saúde do Grupo Tiradentes, professora Wanessa Lordelo.

Compartilhe: