ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia da Livre Iniciativa oferecerá mais de 30 serviços gratuitos

Ação social reunirá professores e alunos de diversas graduações presenciais e EAD para oferecer, gratuitamente, serviços básicos de atenção à saúde e cidadania

às 22h52
Ação social da Unit será neste sábado, dsa 8h às 12h, na praça Hilton Lopes
Ação social da Unit será neste sábado, dsa 8h às 12h, na praça Hilton Lopes
Compartilhe:

Neste sábado, 22, a população terá acesso a serviços básicos de saúde e cidadania com a realização da 12ª edição do Dia da Livre Iniciativa, organizado pela Universidade Tiradentes. Será das 8h às 12h na Praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, no centro de Aracaju.

Serão cerca de 30 serviços básicos de atenção à saúde, como: consultas médicas, atendimentos odontológicos e fisioterápicos, orientações nutricionais e farmacêuticas, exames de glicemia, aconselhamento psicológico, teste rápido para HIV, orientação e educação quanto à prevenção de câncer do colo uterino e mama, doação de preservativos femininos e masculinos, aferição de pressão arterial e vacinação (Hepatite B e Tétano). Estas iniciativas serão desenvolvidas por estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia e Medicina.

Além dos atendimentos das áreas de Saúde, os cursos de Comunicação Social e Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, também farão atividades, como transmissão do evento e assessoria jurídica, respectivamente. O curso de Estética e Cosmética oferecerá cortes e hidratação de cabelo.

Novidade

A novidade deste ano é a forte participação de cursos da modalidade a Distância, como o de Serviço Social que fornecerá orientações sobre os direitos sociais aos cidadãos. Já os estudantes de Pedagogia e Pedagogia EAD farão atividades e recreação infantil; os do curso de Recursos Humanos orientarão quanto à estruturação de currículo e como se dar bem entrevistas de trabalho; os de Ciências Contábeis tirarão dúvidas quanto à abertura de Micro
Empresa Individual (MEI); os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecerão práticas com jogos de realidade virtual e os de Educação Física com práticas lúdicas esportivas.

Segundo a assessora da coordenação de Extensão da Unit, professora Cristiane Santana, o evento é uma prestação de contas da Universidade à sociedade. “O objetivo é apresentar os serviços que a Unit desenvolve em suas atividades de extensão, reforçando sua preocupação com a responsabilidade social”, explica. Além de o programa favorecer a sociedade, os alunos também são beneficiados com o evento. “A comunidade será atendida e usufruirá de parte dos serviços de qualidade que a instituição oferece, resultando, também, em experiência aos discentes fora da sala de aula”, finaliza Cristiane.

O Dia da Livre Iniciativa é campanha de responsabilidade social promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES.

Com a expectativa de mais de 2.500 participantes, pelo 12º ano, a Unit e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) oferecem um dos serviços mais procurados no Dia da Livre Iniciativa: a emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade.


Documentos necessários para a emissão de carteira de identidade

1º via (pessoas até 17 anos)

  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada,
  • Comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa ou dos pais;
  • CPF (se tiver e quiser incluí-lo);
  • 2 fotos 3×4
  • Para pessoas com idade superior a 18 anos, a 1ª via da identidade só poderá ser emitida no Instituto de Identificação.

2ª via (pessoas com 18 ou mais)

  • Carteira de identidade antiga
  • Certidão de nascimento (se solteiro/a) ou certidão de casamento original ou cópia autenticada dos documentos citados
  • Se viúvo (a), certidão de óbito original e cópia
  • Se separado (a) judicialmente ou divorciado (a), a averbação tem que constar na certidão de casamento
  • Comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa
  • Cópia do CPF

Importante

Se a pessoa perdeu o RG, apresentar o B.O., certidão de nascimento e cópia do RG legível.

Só será colocado o número do CPF com a apresentação do CPF original ou documento da Receita Federal, CNH ou Carteira profissional de trabalho.

Só serão inseridas as profissões de lavrador, pescador, artesão e marisqueiro com apresentação da declaração ou carteira do sindicato.

 

 

Compartilhe: