ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia da Mulher: Memorial de Sergipe realiza Círculo das Práticas e Saberes

Além de homenagear práticas de mulheres sergipanas, marca o encerramento da exposição temporária “Feitas de Pano: Entrelinhas e Afetos” do Memorial de Sergipe.

às 18h59
Compartilhe:

No dia que antecede o Dia Internacional da Mulher, o Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, mantido pela Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), realizou um evento cultural especial na manhã do último dia 07.

Por meio do “Círculo das Práticas e Saberes: Mulheres que Inspiram”, o objetivo do evento foi homenagear as práticas de mulheres sergipanas, marcando o encerramento da exposição temporária “Feitas de Pano: Entrelinhas e Afetos” do Memorial, além de reconhecer e valorizar o papel fundamental das mulheres na sociedade.

A iniciativa reuniu artesãs, artistas, jornalistas, professoras e diversos profissionais, que compartilharam suas vivências por meio de palestras e rodas de conversa.

“Hoje é um dia de reconhecimento, de celebração e, acima de tudo, de reflexão. Olhamos para trás e vemos o quanto conquistamos: mulheres à frente de grandes corporações, liderando na ciência, na tecnologia, na educação, na política, em todos os setores da sociedade. Hoje, ocupamos espaços que, por muito tempo, nos foram negados. Somos cada vez mais respeitadas, valorizadas e essenciais para a construção de um mundo mais justo e igualitário”, afirmou a fundadora do Grupo Tiradentes, professora Amélia Uchôa.

Na programação, palestras com a professora Andrea Machado sobre cuidados com a pele; e com a fisioterapeuta Janaína Cândido sobre a importância de conhecer a fibromialgia para a saúde da mulher. Para abrilhantar o evento, os convidados acompanharam, ainda, uma apresentação do samba de coco com o grupo do Programa de Assistência à Melhor Idade (PAIMI) da Unit.

E, encerrando a programação do Círculo de Práticas e Saberes, as convidadas ainda realizaram demonstrações dos seus ofícios, compartilhando na prática, seus conhecimentos.

“Criamos um espaço onde o protagonismo feminino seja não só reconhecido, mas também celebrado, por meio da circulação de histórias e saberes que inspiram e transformam a sociedade”, destacou a diretora do Memorial de Sergipe, a museóloga Sayonara Viana.

Leia mais: Laboratório Social está com inscrições abertas para alunos de Direito

Compartilhe: