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Dia do cliente: especialista pede atenção ao consumidor

Avaliações da loja, promoções, preços baixos e políticas de troca devem ser analisadas pelo cliente

às 18h50
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“O mais importante a se observar nas promoções que são ofertadas no Dia do Cliente é se realmente aqueles produtos estão com valor promocional, ou seja, se o desconto realmente existe”, alerta a professora do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Luciana Rodrigues Passos Nascimento. O Dia do Cliente é comemorado nesta quarta-feira, 15, e muitas lojas aproveitam o momento para incrementar suas vendas.

Segundo a professora, o consumidor também precisa ter cuidado com ofertas, cupons ou códigos promocionais enviados por mensagens de celular. “O consumidor pode estar caindo em um golpe ao clicar naquele item recebido, no qual o intuito daquele código era apenas clonar os dados do celular”, adverte.

Ao optar por comprar em lojas virtuais, a atenção deve ser redobrada. É comum que o consumidor seja atraído pela propaganda do preço, não confira se a loja existe e caia em um golpe.

“É importante sempre pesquisar em sites de buscas se existem reclamações sobre aquela empresa, se eles entregam no prazo correto e se o produto entregue é realmente aquele que é apresentado através de fotos. O site ‘Reclame Aqui’ é uma excelente fonte de busca para o consumidor conhecer o perfil da loja na qual pretende adquirir produtos”, disse.

Outros aspectos a serem observados são os prazos e políticas de devolução. “Ao adquirir produtos, o consumidor deve ficar atento aos prazos de troca em caso de vício ou defeito apresentado, prazo de garantia, se na sua cidade tem assistência técnica autorizada para aquele tipo de produto e prazos de validade”, conclui a professora Luciana Passos.

Caso o consumidor perceba qualquer irregularidade na loja e/ou no produto, deve procurar o Procon Estadual.

 

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