ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia Mundial da Criatividade mobiliza a economia criativa em Aracaju

A programação na Unit contou com oficinas e debates gratuitos sobre criatividade, inovação e novas formas de projetar no mundo do empreendedorismo

às 15h04
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes foi palco da primeira edição do World Creativity Day (WCD) em Aracaju. A iniciativa, realizada ontem, 22, no minishopping do campus Aracaju Farolândia da Unit, integra as comemorações do aniversário de 57 anos da instituição e mobilizou diversos players da economia criativa em dezenas de cidades brasileiras e fora do país simultaneamente.

Em homenagem ao Dia Mundial da Criatividade, a data comemorativa, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU – no ano de 2017, tem a proposta de ofertar atividades de fomento à inovação e desenvolvimento sustentável.  

De acordo com a universitária Micaele Pereira, líder responsável em coordenar a rede de voluntários em Aracaju, as ações ministradas por empreendedores locais proporcionaram contato e conhecimento referente aos processos criativos na construção de uma marca, além de despertar as multipotencialidades dos estudantes.

“O objetivo é desmistificar e democratizar a criatividade como fator-chave para todas as áreas de conhecimento, mostrando que todo mundo pode ser criativo e o quanto a inovação está presente nesse processo que impulsiona o desenvolvimento pessoal de cada um. E isso só foi possível com o apoio da Universidade Tiradentes que acreditou na ideia da revolução criativa e ofereceu todo o suporte que precisávamos”, comenta Micaele.

Durante todo o dia, bate-papos, oficinas, palestras e exposições fizeram parte do evento. Temáticas como “A Criatividade em Novas Formas de Projetar”, “Criatividade e Inovação como Fator Competitivo nas Organizações”, “A Metáfora na Comunicação Criativa e Marketing de Influência” foram objetos de debate entre a comunidade acadêmica. O evento foi encerrado com uma encenação de Improviso com Criatividade do Teatro Esporte.

“A proposta é integrar essa cultura ao âmbito curricular e às práticas pedagógicas, incorporando no dia-a-dia da instituição de ensino a importância da inovação para o desenvolvimento econômico do Nordeste e do Brasil”, enfatiza o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado.

Antônio Carlos cursa o sexto período de Publicidade e afirmou que eventos que debatem a criatividade agregam no aprendizado acadêmico. “É bacana a Universidade trazer um evento desse porque estamos acostumados a pensar as coisas dentro de nosso repertório cultural. Contribui porque deixamos de pensar baseado apenas na nossa vivência. Assisti às palestras sobre pensar fora da caixa e sobre inovação”.

Formado em Engenharia Mecânica, Aloisio Nascimento trabalha com concepção de produto e foi um dos palestrantes do dia. “Todo evento que tem essa abordagem é importante porque estamos vivendo um momento diferente na sociedade. Não conseguimos acompanhar o avanço tecnológico. Esse evento ajuda a mostrar o que está acontecendo no mundo para os alunos”.

Centro de Inovação Tecnológica

Como fruto das grandes realizações do Grupo Tiradentes, o Centro de Inovação Tecnológica– Tiradentes Innovation Center – será inaugurado ainda este ano no Campus Aracaju Farolândia da Unit e será palco para eventos e manifestações ligadas à educação, empreendedorismo, criatividade e inovação.

“Estamos com o objetivo de trazer para o Innovation Center atividades como as da iniciativa do Dia Mundial da Criatividade pelo menos toda semana, com a expectativa de expandir esse conhecimento e melhorar ainda mais os nossos indicadores relacionados à educação”, finaliza o diretor.

Compartilhe: