ESTUDE NA UNIT
MENU

Dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem excessos


às 12h29
O principal é escolher alimentos nutritivos, pouco calóricos e não exagerar na quantidade
Comece pelas saladas como entrada, pois esta opção auxilia no controle da saciedade e reduzem a absorção de gorduras (Unsplash)
Comece pelas saladas como entrada, pois esta opção auxilia no controle da saciedade e reduzem a absorção de gorduras (Unsplash)
Compartilhe:

Chegou o último mês do ano. Aquele em que as pessoas celebram a esperança do Natal, as realizações do que ano que finda, a expectativa com o que virá e ainda é mês de férias para muita gente. Não falta é motivo para “comer”morar! E aí está o perigo do exagero. A comilança nas ceias de Natal e Ano Novo geralmente são de alimentos muito calóricos, açucarados e ainda regados a refrigerante e bebidas alcoólicas. Algumas dicas para não exagerar:

As confraternizações de fim de ano com a família e os amigos são momentos das ceias, que vão das tradicionais às inventivas, e de diferentes estilos de cozinha, podendo ser também do tipo fit. Fazer escolhas alimentares vai permitir comer bem sem a sensação de estufamento causado pelo exagero, além de diminuir as calorias ingeridas, sem deixar de aproveitar as comidas saborosas que estarão servidas. Como fazer isso?

Faça seu prato

Comece pelas saladas como entrada, pois esta opção auxilia no controle da saciedade e reduzem a absorção de gorduras. Se você mesmo for preparar, pode adicionar frutas secas como uvas passas e damasco, que são ricos em ferro, bom para a imunidade. As carnes brancas, mais tradicionais nesta época, já são mais leves que as vermelhas, mas a depender do modo de preparo podem ser muito gordurosas e, nestes casos, devem ser consumidas em pequenas poções.

Dê preferência aos assados, sem pele. Novamente, se for fazer o preparo em casa, cuidado com o azeite e a manteiga utilizados no preparo, se possível evite-os, ou deixe apenas para a finalização no prato. Na sequência geralmente vem um carboidrato, geralmente o arroz é mais presente na ceia que o macarrão. Nele forem adicionados castanhas ou nozes, ricas em minerais e outros nutrientes para equilibrar com as calorias extras. 

Tem ainda a farofa, amada por muitos e sempre presente nas ceias. São deliciosas, mas altamente calóricos. Um modo de balancear esta equação é acrescentar em seu preparo talos e folhas de beterraba, por exemplo, ou rabanete, nabo, folhas de couve-flor e brócolis que vão deixar a farofa mais leve e nutritiva. Além disso, essas partes dos alimentos geralmente seriam descartadas após a retirada do principal e ao aproveitá-las, deixa-se de dispensar muitas vitaminas e sais minerais.  

Após a refeição não consegue ficar em aquele docinho? Panetones e chocotones aos montes sobre a mesa. Tem também as frutas como o abacaxi ajudam a reduzir essa vontade e também colabora com a digestão. Nesta época no ano há muitas opções como laranja, manga, goiaba, maracujá, melancia entre outras. 

Bebidas

É comum servir vinhos e espumantes nas ceias de Natal e Ano Novo, mas é recomendado ter outras opções para oferecer aos convidados, inclusive não alcoólicas. Os sucos de fruta são bem-vindos, se forem integrais sem açúcar, melhor ainda. O suco de uva tinta é uma boa opção, quando são 100% uva e têm os benefícios antioxidantes da fruta.

Não é fácil, mas é possível comer bem nas festas de fim de ano e ainda eliminar a culpa e o desconforto físico do exagero. E isso não apenas para manter a boa forma e peso sob controle, mas principalmente a saúde. Saber fazer escolhas inteligentes é o melhor item desse cardápio.

Compartilhe: