ESTUDE NA UNIT
MENU

Diploma: reitor Jouberto Uchôa assina de próprio punho

Sabia que o diploma dos mais de 65 mil formados pela Unit nestes 59 anos de história carregam a assinatura do reitor à mão?

às 22h37
Compartilhe:

Em um mundo altamente conectado, quando algo que poderia ser digitalizado é feito à mão, parece que encanta ainda mais as pessoas. Os diplomas dos profissionais que se formam na Universidade Tiradentes – Unit – carregam não somente o peso de uma graduação de qualidade, mas a assinatura feita à punho do reitor, professor Jouberto Uchôa.

Dentre os mais de 65 mil formados pela Unit nestes 59 anos está Ravanna Elizíe, que foi uma das primeiras a comentar no post do perfil da Unit no Instagram essa semana: “Menina ele assina mesmo, achei que era lenda urbana”. A egressa do curso de Jornalismo da Unit, Quésia Cerqueira, também comentou: “Fiquei tão emocionada quando peguei meu diploma. O meu tá bem aí nesse meio, certeza!”. 

Junto com o diploma de Quésia, por semestre, cerca de três mil estudantes concluem seus cursos de graduação (presencial e EAD), pós-graduação lato sensu e stricto sensu na Unit Sergipe. O alto número nunca intimidou o reitor, como a chefe de gabinete da reitoria, Tereza Cristina, explica: “a primeira coisa que o reitor precisa fazer no dia a dia é despachar os documentos e projetos que dependem de sua assinatura. Se dentre eles tiver diplomas, ele não segue para outro compromisso enquanto não terminar os que tiverem disponíveis naquele dia. Se necessário ainda, organizamos para que ele trabalhe aos sábados ou mesmo assine em sua residência”.

De acordo com Cristina, esta é uma de suas missões mais especiais. “Professor Uchôa sente muito prazer em assinar os diplomas por ser a representação oficial da conclusão de um ciclo extremamente importante na vida dos estudantes da Unit, da graduação ao doutorado”, revela.

Caso o reitor não esteja na Instituição, por motivo de viagem de longa duração, por exemplo, na Unit Sergipe, quem assina em substituição é a Pró-Reitora de Graduação, professora Arleide Barreto.

Neste link, você confere o vídeo do reitor que viralizou no perfil da Unit no Instagram.

Solicitação do Diploma

Após conferência dos documentos dos alunos de graduação presencial e EAD, junto com a atualização do histórico do semestre e realização da colação de grau, são gerados processos internos, tudo via Magister, no protocolo de “colação de grau” e expedição/diploma.

Neste momento, o diploma entra em fase de expedição. “Em seguida, realizamos nova conferência, registro do diploma, assinatura da assistente e da gerência do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros – DAAF – para depois enviarmos ao reitor. Temos prazo para tudo isso, acompanhado diariamente. Após a assinatura do reitor, os processos são deferidos e o aluno poderá comparecer para receber seu diploma”, conta a gerente do DAAF da Unit Sergipe, Angela Sanches. 

Para os certificados da pós-graduação lato sensu, após atualização do histórico para “formado”, o aluno poderá solicitar o processo de certificação. “Aqui também realizamos a conferência dos documentos, cadastro, e o certificado entra em fase de expedição e registro, assinatura da assistente e da gerência do DAAF para encaminhar à reitoria”, detalha Angela. 

Já para os alunos formados nos cursos do stricto sensu, além da assistente, da gerência do DAAF e da reitoria, os diplomas são assinados pela pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unit.

 

Leia mais:

Unit celebra colação de grau de forma on-line

Compartilhe: