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Discalculia é tema de pesquisa defendida em tese

Doutoranda defende tese que leva a educação a dialogar com a saúde na busca pelo entendimento de como lidar com a discalculia

às 20h05
Doutoranda da Unit é pioneira no estudo que procura desvendar os mistérios que circundam a disfunção em algumas pessoas no entendimento da Matemática
A doutora tâmara diz que em Sergipe esses diagnósticos ainda não são feitos e aponta sua pesquisa como percussora em nível nacional
A doutora tâmara diz que em Sergipe esses diagnósticos ainda não são feitos e aponta sua pesquisa como percussora em nível nacional
A doutora Ester apresenta a doutoranda
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“Educação, discalculia e Neurociência: um estudo de caso em Sergipe” é o tema da tese defendida na tarde desta terça-feira, 7, pela professora Tâmara Regina Reis Sales no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit. Trata-se de um transtorno específico de aprendizagem de origem biológica comprometendo a parte do cérebro responsável pelas habilidades matemáticas.

Motivada por compreender como é que os indivíduos que têm o transtorno específico de aprendizagem nas habilidades matemáticas podem suprir essas necessidades baseados na neurociência educacional, a mestranda, que tem orientação da doutora Ester Vilas Boas Carvalho do Nascimento, submeteu sua tese de doutorado a uma banca formada por professores da casa e por convidados. A apresentação da tese ocorreu na sala 1 do bloco F, no Campus Farolândia.

“Fiz intervenções baseadas na neurociência educacional em uma pessoa adulta que possui discalculia e cheguei à conclusão de que ela conseguiu avançar do ponto de vista do ensino/aprendizagem suprindo as necessidades que lhes são inerentes dentro do processo de habilidades matemáticas”, explica a doutoranda. Ela revela que uma das conclusões obtidas com o estudo é que o acompanhamento deve seguir por toda a vida, uma vez que se trata de um transtorno, portanto, de origem biológica.

“Tâmara é minha aluna desde sua graduação em Matemática, foi minha bolsista de pesquisa, bolsista no mestrado em Educação e agora defende uma tese de doutorado em Educação em nossa universidade”, pondera a doutora Ester. A professora orientadora salienta que o mérito de todo o processo evolutivo da sua aluna está no fato de ela escolher defender uma tese que é pioneira no País. “Essa é a primeira tese dentro de um Programa de Pós-graduação em Educação em nosso país que trata de um problema da saúde que se reflete na Matemática para quem possui a discalculia e mostra como a neurociência educacional pode contribuir para minorar este problema”, finaliza a doutora Ester.

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