V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Docente da Unit lança 7ª edição de obra mais vendida na área de Educação Física

Em seis edições, o livro ‘A Prática da Preparação Física’ já vendeu mais de 50 mil exemplares e possui quase 2 mil citações.

às 12h07
O professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, e do curso de Medicina.
O professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, e do curso de Medicina.
Capa do livro 'A Prática da Preparação Física'
Compartilhe:

O professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, e do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), acaba de lançar a 7ª edição do livro ‘A Prática da Preparação Física’, pela Editora Manole, um dos principais veículos de publicações da área da Saúde. Nas edições anteriores da obra, foram vendidas mais de 50 mil exemplares, tornando-se a mais vendida do Brasil, no âmbito de Educação Física.

“Essa foi a obra que me lançou no mundo acadêmico e segundo o Google Acadêmico, já foi citado 1.930 vezes. Ele é inspirado no interesse de transmitir minha experiência prática aos treinadores e preparadores físicos, sem perder de vista o rigor científico e um robusto suporte teórico. Atribuo sua aceitação à perspectiva que os leitores têm da possibilidade da aplicação prática imediata de seus conhecimentos”, diz o autor.

A obra conhecida como o livro de cabeceira do treinador é dividida em quatro partes: treinamento esportivo, a teoria da prática, a prática da teoria e o treinamento total. “O livro constitui-se num manual prático para os treinadores, por isso cada assunto é abordado na ótica do ensinar como fazer. Parte-se dos aspectos do planejamento do treino, prosseguimento com a abordagem do plano de preparação física, em seguida é abordada a força de treinar os diversos esportes e, por fim, os aspectos complementares ao treinamento”, revela.

Em sua 7ª edição, o livro traz novas atualizações para o preparo dos profissionais do ramo. “Pela primeira vez coloquei os melhores especialistas de cada área do conhecimento, os treinadores de maior sucesso de cada modalidade esportiva como coautores, justamente para manter o livro atualizado. O conhecimento técnico é muito dinâmico e um livro científico que não se atualiza fica obsoleto”,

No total, a obra tem 474 páginas em 23 capítulos. Como coautores, se destacam três doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Unit: Michael Douglas, coautor de dois capítulos referentes à orientação da vocação esportiva e detecção do talento esportivo, Cristiane Kelly, abordando a preparação física no fitness (capítulo 13) e Cynthia Albuquerque, contribuindo como nutricionista no capítulo 17: nutrição na preparação física.

“O livro é uma obra indispensável tanto para o iniciante, como para o iniciado. Evita que o novo treinador tenha que perder tantas competições como eu perdi no início de minha carreira, para chegar ao sucesso profissional”, conclui o Dr. Estélio.

Para adquirir o livro, basta acessar o site da Editora Manole.

 

Leia também: Pesquisadores do PSA publicam livro nos EUA

Compartilhe: