ESTUDE NA UNIT
MENU

É possível empreender sendo engenheiro de produção?

Para ser um empreendedor na área é preciso coragem, planejamento e iniciativa, mas é possível.

às 11h34
O professor da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas de Moura Andrade.
O professor da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas de Moura Andrade.
Compartilhe:

Os profissionais formados em Engenharia de Produção possuem competências e habilidades que lhes permitem atuar em diversos segmentos. O empreendedorismo é uma delas. 

Segundo o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas de Moura Andrade, para empreender na área é necessário aprofundar-se nos conhecimentos da área. “A partir daí ter iniciativa, visão, coragem, firmeza, planejamento e decisão para colocar em prática a abertura de um empreendimento para prestação de serviços na área de engenharia de produção junto às empresas”, disse.

As áreas mais promissoras para empreender na área são inúmeras. “Geralmente, as empresas buscam engenheiros de produção ou empresas de consultoria em engenharia de produção para melhorar resultados em: operações e processo da produção, logística, qualidade, produtos/serviços, reorganização organizacional, redução de custos, otimização de processos, segurança do trabalho, educação ambiental”, pontuou o professor.

Segundo ele, o engenheiro de produção que deseja empreender deve ter algumas características. “Ele deve ter iniciativa e curiosidade, ser persistente,  buscar ser o melhor tecnicamente no que se propõe a fazer, ser comprometido com resultados, ter espírito de liderança, acreditar em si próprio, saber trabalhar em grupo e ter ótimo relacionamento”, afirmou.

Para começar a empreender, o professor dá outras dicas. “Além de tudo isso, é preciso estudar o mercado que pretende atuar, calcular os riscos, estabelecer metas pessoais e profissionais, fazer um bom plano de negócios”, concluiu.

 

Leia também: O que esperar do mercado para a Engenharia Mecatrônica em 2022?

Compartilhe: