V E S T I B U L A R UNIT
MENU

EAD é a porta de entrada para a democratização do ensino no Brasil

Como a modalidade EAD pode facilitar a entrada de mais pessoas nas universidades

às 21h16
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A busca pelo Ensino a Distância (EAD) no Brasil nunca esteve tão alta. Se antes muitas pessoas ficavam às margens do conhecimento por uma série de fatores, hoje encontram nesse modelo educacional a oportunidade ideal de crescimento e aperfeiçoamento profissional.

Com o advento da Internet, diversas possibilidades foram criadas. Quem um dia precisou escolher entre trabalho ou estudo, hoje pode realizar as duas funções graças ao EAD e a democratização do ensino superior. A coordenadora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Vitória da Conquista/BA, Maria Pereira, afirma que a modalidade de ensino tem ampliado as oportunidades de estudo.

“A maioria dos alunos que optam por cursos EAD são pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e não dispunham de tempo para frequentarem aulas presenciais nas Universidades, e, com a metodologia de ensino EAD, o aluno tem a possibilidade de fazer seu cronograma de estudos de modo assertivo e assim, cursar o Ensino Superior. Outra coisa que contribui para esse ingresso é a oferta de cursos com valores mais acessíveis que os presenciais”, infere. 

Maria também acredita que as ferramentas digitais foram e são essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. “A tecnologia nos dias atuais é essencial! E, para a modalidade EAD tem contribuído significativamente na democratização da educação chegando em locais que outrora sem ela (tecnologia) não seria possível”, finaliza. 

A democratização do acesso ao ensino superior

A democratização do ensino acontece a partir do momento em que qualquer pessoa pode estudar. O EAD contribuiu diretamente para isso já que no modelo de ensino as aulas são oferecidas de forma virtual, com uma estrutura que depende, na maior parte do tempo, apenas de uma conexão com a internet. Dentro desse ambiente virtual de aprendizagem (AVA), os alunos podem trocar informações, participar de fóruns de discussão e, ainda, sanar dúvidas sobre o conteúdo com o professor tutor da disciplina. 

Além de facilitar o acesso ao ensino superior, o EAD também conta com outra grande vantagem: o custo-benefício. Muitos estudantes não podem pagar por um curso presencial ou arcar com despesas de deslocamento até a Universidade. No modelo de ensino a distância, o discente não precisará se preocupar com questões de locomoção e demais custos de uma graduação presencial; ao invés disso, o estudante que opta pelo EAD pode contar com mensalidades que cabem no bolso e flexibilidade de horários, tudo isso sem abrir mão da mesma qualidade de ensino.

Os alunos que escolhem fazer um curso a distância são beneficiados diretamente pela democratização do ensino. Isso porque, durante a jornada acadêmica, o estudante está imerso em diversos tipos de recursos que o ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional, como por exemplo infográficos interativos, gamificação, e-books e vídeos, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. 

Apesar de ser o protagonista do próprio aprendizado, o estudante de EAD não está sozinho nessa caminhada. O aluno conta com uma rede de profissionais que estão disponíveis para auxiliar em qualquer dúvida, prestando apoio pedagógico nos polos presenciais da Unit.

Agora que você já sabe como é fácil ingressar no ensino superior, qual curso da Unit EAD você vai escolher?

Leia também: Professor explica as vantagens de escolher um curso EAD na área da Saúde

Compartilhe: