ESTUDE NA UNIT
MENU

Edivaldo Boaventura palestra na Unit


às 20h48
Compartilhe:
Professor palestrante Edivaldo Boaventura

Professor palestrante Edivaldo Boaventura

Professor e imortal baiano profere palestra para professores e mestrandos em Educação.

 

Está em nossa capital, durante todo o dia de hoje, com o propósito de conhecer a estrutura da Universidade Tiradentes, ministrar aula para professores e alunos do mestrado em Educação e também participar da posse do professor Jouberto Uchôa de Mendonça – na Academia Sergipana de Letras -, o renomado professor Edivaldo Machado Boaventura.

Com 50 anos de magistério completados em 2010, o baiano da cidade de Feira de Santana, bacharelou-se em Direito (1959), em Ciências Sociais (1969), doutorou-se e obteve a Livre Docência (1964) pela Universidade Federal da Bahia  (UFBA). É Mestre (1980) e Ph.D. (1981) em Educação pela  The Pennsylvania State University, EUA.

Com ampla experiência na área educacional e com um currículo que inclui a titularidade da pasta da Secretaria de Estado da Educação e Cultura da Bahia por duas vezes, sendo que na última interioriza a educação superior estadual, até então, concentrada na capital, cria quatro universidades, além de implantar os Estudos Africanos na escola baiana e criar o Parque Estadual de Canudos. Recebe o prêmio The Alumni Fellow Award 1989 pela Universidade que o doutorou. De 2007 a 2011,  preside a Academia de Letras da Bahia.

Para o professor e superintendente de relações institucionais do grupo Tiradentes, Ihanmarck Damasceno, a presença do professor Edivaldo Boaventura representa um momento ímpar para toda a comunidade acadêmica. “Trata-se de homem que dedicou toda sua vida à educação. É para nós um privilégio poder assistir a uma aula ministrada por um profundo conhecedor de como devemos nos dedicar a projetos educacionais”, salienta o professor Ihanmarck.

Sala completamente tomada por mestrandos em Educação

Sala completamente tomada por mestrandos em Educação

Ao coordenar os trabalhos da mesa, o professor Ronaldo Linhares lembrou que a aula do professor Boaventura significa mais uma grande contribuição para o mestrado em Educação. “Estamos numa fase de avaliação onde, após três anos de implantação do mestrado, vivemos a experiência de implantação do doutorado”, afirma, lembrando que merece destaque o tema proposto pelo palestrante que é “A dimensão da metodologia da pesquisa: projeto, epistemologia e dissertação”.

“Eu vim a convite do meu querido amigo e aluno Ihan para falar sobre Metodologia da Pesquisa, matéria que ensino há mais de 15 anos”, relata o professor convidado, acrescentando que se sente honrado em participar da posse do professor Uchôa, uma vez que também é acadêmico. Durante sua palestra, o professor Edivaldo mostrou a maneira pela qual ensina a metodologia da pesquisa enquanto projeto para elaboração da proposta de tese da dissertação; enquanto fundamento (como se fundamenta na filosofia da ciência e da educação usando Descartes), e depois enquanto dissertação.
Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: