V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Educação a Distância

Entenda como se destacar no mercado de trabalho com diploma de ensino superior EAD

às 01h22
A flexibilidade na hora de estudar e a vantagem em conciliar os estudos com outras atividades fazem com que estudantes optem, cada vez mais, pela graduação na modalidade à distância. E, não é apenas isso. A forma de aprendizagem também é um fator que contribui para o crescimento do EaD no Brasil.
Compartilhe:

Aumenta o número de vagas, cresce a oferta de cursos e a qualidade torna-se determinante na hora de escolher uma instituição de ensino superior para a melhor formação profissional. Metodologias ativas, inovações tecnológicas e ambientes virtuais de aprendizagem que permitem ao estudante buscar o conhecimento e tornar-se protagonista no seu próprio aprendizado.

De acordo com o último Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – em 2016, houve um aumento superior a 20% no número de ingressantes na modalidade à distância.

Os motivos são diversos para o crescimento da modalidade. Outra grande vantagem é que o aluno não perde nenhum conteúdo, pois tudo está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. É por este meio também que o acadêmico interage com professores e outros alunos. Além de todos os benefícios, o valor dos cursos EAD é um diferencial, sendo mais acessível que os tradicionais.

“A grande otimização dos recursos tecnológicos permite a prática de valores cada vez mais competitivos para os cursos de graduação. Isso permite que, pessoas que não teriam acesso à educação, enxerguem na modalidade a distância, a possibilidade de fazer seu curso superior, com a mesma qualidade e certificação de um curso presencial”, destaca o diretor de Educação a Distância da Universidade Tiradentes, o professor Paulo Rafael.

Se você também tem alguma dúvida quanto ao diploma de um curso EaD, é importante destacar que a graduação na modalidade a distância tem a mesma validade que um curso presencial. Em todos os casos, é importante que a instituição de ensino superior tenha o reconhecimento do Ministério da Educação.

Planejamento

Um dos fatores que colaboram com a qualidade de cursos EaD é o planejamento das instituições de ensino e a valorização dessa modalidade.  Casos como o da Universidade Tiradentes que realizou, no dias 20 e 21 de junho, um encontro com gestores de Polos presenciais e coordenadores dos cursos EaD da instituição de ensino para alinhamento estratégico e planejamento de ações para o segundo semestre de 2018.

“É muito importante reunir os nossos gestores porque são eles que operam o polo de apoio presencial em cada localidade. Com esta iniciativa, vamos ampliar as oportunidades, melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, a questão tecnológica e acadêmica”, ressalta o diretor.

Com mais de 10 mil alunos e uma expectativa de crescimento de 20% para este ano, o EaD na Universidade Tiradentes tem grande destaque. Pioneira na modalidade são 30 polos de apoio presencial espalhados em quase todos os estados da região Nordeste como Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Para o segundo semestre, a meta é a ampliação com seis novos polos.

“É uma metodologia diferente, em uma lógica de inclusão ao qual a Unit se propõe, indo além-fronteiras da sua atuação levando a marca de um grupo que imprime mais de meio século na qualidade da educação”, enfatiza o superintendente geral em exercício do Grupo Tiradentes, professor Dr. Saumíneo Nascimento.

Compartilhe: