ESTUDE NA UNIT
MENU

Educação e Covid-19 é tema de debate entre especialistas

Especialistas da Unit conversam com a professora doutora Ana Clara Bortoleto Nery sobre o papel da Educação em meio a pandemia e a importância das licenciaturas.

às 19h20
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Desde de 2020, as aulas de escolas e demais instituições de ensino acontecem de forma remota em sua grande maioria, mesmo com abertura parcial para presencialidade em alguns estados. Em Sergipe, o governo liberou que as aulas retornem na próxima segunda-feira, 10, seguindo protocolos específicos de biossegurança.

Mesmo assim, tem pais que preferem que seus filhos não voltem para o presencial. A professora doutora Ana Clara Bortoleto Nery, referência no universo da pesquisa educacional, foi convidada pela Universidade Tiradentes para falar sobre educação em tempos de pandemia em evento virtual dos cursos de Licenciaturas da Unit, transmitido no canal do YouTube da instituição. 

Para ela, o momento atual ainda é de cautela e cuidado por parte de todos, pois é necessário repensar as próprias atitudes neste momento incerto e catastrófico. “A maior parte das escolas brasileiras não têm condições de atuar nessa nova realidade com salas amplas, arejadas, com distanciamento social, álcool em gel, muitas não têm nem água. Boa parte das escolas não têm condições de funcionamento na normalidade, dirá em condições [impostas por] uma pandemia”, afirma.

Com a pandemia surgiram ou ficaram ainda mais evidentes as novas formas de atuação dos profissionais da educação e as dificuldades em exercer a função em pleno 2021. Encarar as tecnologias como aliadas é um dos passos necessários para os docentes do futuro, como ressalta a professora Ana Clara. 

“Algo que os professores vão ter que aprender a agir na urgência e na emergência. E a questão principal é saber de fato utilizar os meios como a internet, as mídias sociais para serem parceiros no processo de aprendizagem”, completa a professora.

O conselho da especialista aos futuros professores é que não desistam da docência. “Queria dizer para os futuros professores que estudem bastante porque nós precisamos de bons professores para os próximos enfrentamentos”.

A live contou com a participação dos coordenadores operacionais de cursos da Unit EaD, professora doutora Helena Tavares de Souza e o professor doutor Rony Rei do Nascimento Silva, além da professora doutora Ilka Miglio. O evento pode ser assistido novamente a seguir:

Compartilhe: