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Educação: entenda as vantagens de investir no segmento

Consultor comercial do EAD oferece dicas para investidores que querem entrar no ramo da educação e esclarece sobre as vantagens de empreender na área

às 19h58
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Nos últimos tempos, o empresariado passou a ver na educação uma grande chance de investimento. Este segmento, para muitos, tem funcionado como uma boa forma de expandir os negócios, uma vez que gera uma rentabilidade atrativa. Um levantamento feito em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o crescimento de 37% do ramo da educação, enquanto o total de empresas ativas no país teve queda de 6,73%. 

Se o assunto for segmento da Educação a Distância (EAD), os números são ainda mais atrativos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), nos anos de 2014 a 2019, houve um crescimento total de 119% nas matrículas da modalidade EAD. 

Como um todo, o mercado de parcerias é um investimento muito mais seguro, se comparado com outros negócios. Além da segurança, também há mais rentabilidade, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostra o setor de educação como responsável pela movimentação de R$134 bilhões anualmente.

“Empreender na educação tem apresentado grande potencial de crescimento no Brasil. A formação é essencial para o desenvolvimento da vida profissional. Além disso, existe uma alta procura por emprego. Por conta disso, os polos educacionais contam com grande demanda em território nacional”, pontua o consultor de expansão comercial EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Alisson Pinto.

Mesmo no EAD, o qual os conteúdos são mediados de forma online, o Ministério da Educação (MEC) exige que as universidades tenham um polo EAD à disposição do aluno. “A intenção é tornar mais próximo o contato entre o estudante e a instituição, como forma de complementar as atividades desenvolvidas no meio virtual”, destaca.

EAD e os polos de parceria

Alisson diz que como todo negócio, para se tornar parceiro com um polo EAD, primeiramente há de ser feito um planejamento sólido e muito bem estruturado, e que leve em consideração as características que são particulares deste mercado, as vantagens da modalidade de negócio e as principais concorrências. 

Trata-se, na verdade, de uma unidade operacional que oferece o apoio necessário que necessitam os alunos, seja ao realizar as atividades presenciais, seja na resolução do administrativo com as secretarias dos cursos. O polo representa um ponto de referência para os ingressantes, que poderão trocar novas experiências a cada encontro.

“De um certo ponto de vista nosso modelo de parceria se parece sim com o de uma franquia tradicional, afinal, nosso parceiro se utiliza de nossa marca, nossos serviços e modelos de gestão. Outras questões que nos assemelham às franquias tradicionais são a segurança em empreender numa empresa com expertise e o reconhecimento de mercado e a expansão de novos pontos de captação e da nossa maneira de gerir, operar e divulgar nossos serviços”, explica Alisson como funciona o modelo.

Mesmo sendo uma modalidade a distância, é preciso deixar claro que nem tudo é virtual no EAD. “Existem diversas instituições renomadas que oferecem graduações a distância. No entanto, uma parte da carga horária total do curso deve corresponder a tarefas presenciais. Essa é uma exigência do MEC, que está regulamentada no Decreto nº 9.057/2017 De qualquer modo, a maior parte do curso será realizada de forma online, por meio de videoaulas, exercícios online e discussões em fóruns virtuais”, ressaltou.

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