A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas, César Aparecido Nunes. Filósofo, historiador, pedagogo e doutor em Educação pela Unicamp, Nunes falou sobre mudanças na formação docente. “Tínhamos até pouco tempo um professor que se formava e trabalhava da mesma maneira pelo resto da vida. Hoje, pelo avanço das tecnologias, pela influência da mídia, nós temos uma nova geração a cada sete anos. Então o professor nunca pode parar de estudar. Sua formação precisa ser continuada, permanente”, analisa.
“Este é um momento de reflexão sobre como os novos professores vão se colocar em um mercado repleto de mudanças, com reforma no ensino médio e transformações sociais. É um momento muito rico, com pessoas do mais alto gabarito discutindo tanto a educação na sala de aula quanto as práticas que estão por vir”, comenta a diretora de Pesquisa da Unit, professora Juliana Cordeiro Cardoso.
Programação
O Enfope e o Fopie prosseguem nos campi da Unit em Aracaju, com palestras, minicursos, videoconferências, sessões de comunicação oral e mesas-redondas. Entre os palestrantes, estão profissionais de renome internacional, a exemplo do doutor em Filosofia e pedagogo Dermeval Saviani, criador da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica; da pedagoga, linguista e jornalista educacional Rosa María Torres, do Instituto Fronesis, ex-assessora educacional do Unicef em Nova Iorque; e do psicólogo, psicanalista e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Joaquim Nunes.
“Esses são eventos acadêmicos em favor da formação e da valorização do magistério. A situação da educação brasileira hoje é muito conflitante, desafia cada vez mais os educadores e a Unit tem, de fato, fortalecido a luta em favor dos professores. O Fopie e o Enfope consolidam o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, aproximando-o da educação básica, o que é mais importante”, ressalta Ada Augusta Celestino, docente do PPED e organizadora dos eventos.