No mundo da dança, a paixão se transforma em realidade para muitos. Yasmim Silva é um exemplo. Formada em Educação Física pela Universidade Tiradentes (Unit), ela trilhou um caminho de sucesso que perpassou os limites da sala de aula. Dançarina profissional com vasta experiência em bandas baianas e programas de TV, Yasmim viu na Unit a ponte ideal para impulsionar sua paixão pela dança e alcançar o sucesso profissional.
Desde a infância, Yasmim foi envolvida pelo ritmo e pela energia da dança. Em rodas de samba com a família, ela descobriu a expressividade dos movimentos, cultivando uma paixão que a acompanharia por toda a vida. “Como sou pernambucana, o frevo, o gingado e a leveza no corpo já estão no sangue. Acredito que isso tenha contribuído muito para o meu desenvolvimento. Sempre participei dos espetáculos de dança na escola e sempre me destacava. Toda oportunidade de apresentações em eventos, eu, com toda certeza do mundo, já estava inscrita e participava com muita dedicação”, relata.
Com o passar dos anos, essa paixão se transformou em uma carreira de sucesso. Yasmim fez aulas particulares de dança, se tornou professora e, em 2015, ingressou no curso de FitDance. “Diante disso, fui crescendo e passei a gravar programas de TV como dançarina. Fiz parte de alguns programas de TV, como por exemplo o Canal Elétrico, Atalaia Folia, entre outros. Participei também de diversos comerciais de TV pela agência Lamparina”, pontua Yasmin.
O momento mais marcante da carreira de Yasmim, talvez, tenha sido o convite para integrar o balé do Faustão. “Em certo dia, recebi uma mensagem do coreógrafo do balé do Faustão, Silvio, pelo Instagram, perguntando se eu tinha interesse em fazer parte do balé. Aquilo era tudo que eu mais queria, só que até então eu não possuía o DRT, que é o registro profissional de bailarina e dançarina. Para ingressar na TV e no balé, precisava tirá-lo com urgência”, relembra.
Com o apoio da ex-professora de dança Araceli Rodrigues, Yasmim correu contra o tempo para se preparar para a prova. Entretanto, a pandemia da COVID-19 adiou o sonho de Yasmim de integrar o balé do Faustão. Mas isso não a desanimou. Logo após o fim da pandemia, ela voltou com força total, participando de shows com bandas de Aracaju e de outros estados.
A Unit como ponte
Na Universidade Tiradentes, Yasmim encontrou um ambiente propício para o desenvolvimento de seu talento. Professores e coordenadores reconheceram sua paixão pela dança e a incentivaram a participar de eventos e projetos que aprimorassem suas habilidades. “A Unit me proporcionou momentos únicos relacionados à dança. Em todos os eventos, eles me escalavam para participar e liderar, e eu sempre aceitava. Surpreendentemente, todos eles acreditavam mais no meu potencial do que eu mesma. Assim, eu ia e dava o meu melhor em todos os eventos”, conta Yasmin.
A trajetória de Yasmim na dança não foi isenta de desafios. Conciliar estudos, trabalho e a dedicação à arte exige disciplina, organização e muita persistência. “Eu descrevo minha trajetória como desafiadora, pois sempre precisei me desdobrar para dar conta de tudo. Além de trabalhar com dança, também atuei como promotora de vendas da Nestlé. Após o trabalho, que era de segunda a sábado, eu ia para a Unit e ainda encontrava tempo para dar aulas de dança e fazer shows com bandas. Minha jornada nunca foi fácil, sempre desafiadora e corrida. Graças a Deus, sempre consegui cumprir meus compromissos, tanto na dança quanto nos estudos”, compartilha a egressa.
Leia também: Aluna de Medicina da Universidade Estadual de Maringá realiza intercâmbio na área de Pediatria na Unit