Ingressar na universidade é, para muitos, um passo rumo ao desconhecido. Escolher um curso, explorar as diversas possibilidades da profissão e se encontrar em meio às disciplinas são desafios comuns a qualquer estudante. Mas, para aqueles que abraçam a experiência acadêmica com dedicação e curiosidade, o caminho pode revelar oportunidades inesperadas e gratificantes. Esse foi o caso de Lara Victória Maria Freitas Santos, egressa do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit).
Recém-formada, ela já conquistou seu espaço no mercado de trabalho ao ser contratada pela empresa Patologika, especializada em histotecnologia, onde iniciou sua trajetória ainda como estagiária. “Ser biomédica nunca foi um sonho inicial, mas se tornou minha maior paixão ao longo da graduação. Cada aula me fazia enxergar o quão fascinante essa área pode ser”, conta Lara, que reconhece o impacto decisivo da sua formação na Unit para sua escolha profissional.
A experiência na Universidade Tiradentes foi fundamental para essa concretização. Segundo Lara, a Unit proporcionou um ambiente de aprendizado rico e dinâmico. “Escolher a Universidade Tiradentes para viver essa experiência sem dúvidas foi a melhor coisa que fiz, pois pude contar com profissionais excelentes, aulas práticas que me faziam viver a realidade do curso e sem contar os eventos que a Unit proporciona durante o ano”, comenta. A participação em eventos como a Feivest, aulas inaugurais, eventos externos e congressos foram momentos marcantes que moldaram sua trajetória acadêmica e profissional.
Fatores determinantes
Entre as disciplinas que mais a marcaram, Lara destaca Citologia, Hematologia e, principalmente, Histotecnologia – área em que encontrou sua verdadeira vocação. “Tive a sorte de aprender com professores excepcionais e, desde o primeiro contato com a histotecnologia, percebi que era ali que eu queria estar. As incríveis aulas do professor Décio me fizeram compreender que a peça vai muito além de uma análise macroscópica, pude entender sobre as técnicas de coloração, tive contato com as peças cirúrgicas e como o material deve ser recebido no laboratório para que o laudo seja entregue ao paciente com segurança”, explica Lara, ressaltando a importância do conhecimento teórico e prático adquirido.
A vivência prática durante a graduação foi um diferencial em sua formação. Já no 5º período, Lara teve a oportunidade de realizar um estágio extracurricular no Laboratório Patologika, onde sua paixão pela histotecnologia floresceu. “Enquanto estudante, já no 5º período, tive a oportunidade do estágio extracurricular no Laboratório Patologika e foi onde a minha história com a Histotecnologia começou. Além de ser muito bem acolhida por o laboratório e os colaboradores, pude aprender várias técnicas que me auxiliaram também na faculdade, já que na mesma época também fazia a matéria”, relata.
Do estágio a efetivação
O desempenho e dedicação de Lara durante o estágio fizeram com que, ao final do período, a empresa a convidasse para continuar como funcionária. “No segundo semestre de 2024 iniciei o estágio curricular no Laboratório Patologika e como sempre, me dediquei a tudo que me foi apresentado e me coloquei a disposição do para aprender. Mesmo ainda estagiária, agi com responsabilidade e seriedade e, assim, no final do estágio surgiu a oportunidade para que eu ficasse já trabalhando e assim aconteceu”, conta Lara.
Atualmente, Lara atua como macroscopista na Patologika, sendo responsável pela preparação de amostras biológicas para análise.”A histotecnologia é a área que aplica técnicas para preparar e analisar tecidos biológicos, onde envolve processos como a coleta, fixação, desidratação, inclusão, corte e coloração dos tecidos, permitindo que se possa observar detalhes microscópicos e, assim, realizar diagnósticos precisos. A importância da histotecnologia para a saúde é enorme, pois ela fornece as ferramentas essenciais para a identificação de alterações celulares que podem indicar doenças, como por exemplo o câncer, por meio da análise detalhada dos tecidos do corpo”, explica.
Com um futuro promissor pela frente, Lara demonstra entusiasmo e determinação em sua carreira. “Pretendo seguir me especializando na área, afinal, o meu futuro começa agora e eu não tenho planos de parar por aqui. Ser Biomédica e poder ajudar a salvar a vida de alguém, é uma das ações mais bonitas que existe no mundo”, conclui, mostrando a paixão e o propósito que a impulsionam em sua jornada profissional.
Leia também: Iniciativa da Unit incentiva jovens do ensino médio a explorar o universo acadêmico e da ciência