Quando pensamos em Educação Física, é comum imaginar quadras, esportes e competições. Mas, por trás do uniforme esportivo e dos treinos, há uma ciência capaz de transformar realidades. E quando essa ciência encontra a saúde pública, o impacto pode ser ainda mais profundo, principalmente na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É nessa área que atua Aline Vieira Barros Guimarães, egressa da Universidade Tiradentes (Unit), cuja trajetória se entrelaça com a história recente da promoção da saúde nas escolas de Aracaju.
Aline ingressou na rede pública em 2004, como auxiliar de saúde bucal, e, quatro anos depois, deu um passo decisivo ao iniciar a graduação em Educação Física na Unit. A primeira formação foi na licenciatura, concluída em 2011. Pouco depois, em um momento de pausa para estudar para concursos, ela foi convidada a assumir um novo desafio: ser referência do Programa Saúde na Escola (PSE). A oportunidade mudou tudo. “Atuar na saúde pública não foi algo que planejei, mas foi, sem dúvida, a maior oportunidade que tive na vida. Sempre me dediquei ao máximo e, de fato, amo o que faço”, afirma.
Carreira e contribuições
Desde então, passou a investir constantemente em formação. Retornou à universidade para cursar o bacharelado, finalizado em 2013, e em 2015 foi aprovada na especialização em Vigilância em Saúde promovida pelo Hospital Sírio-Libanês. Paralelamente, acumulava experiências na linha de frente da promoção da saúde. Entre 2020 e 2023, coordenou o Programa Academia da Cidade e reestruturou toda a proposta local, com foco na prevenção e na inserção do profissional de Educação Física na Atenção Básica.
“A disciplina de Educação Física e Programa Saúde da Família despertou em mim um amor genuíno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi por meio dela que consegui apresentar todo o meu trabalho. Tive a inspiração de dois professores que marcaram minha trajetória, Ailton e Roberto Jerônimo. Aprendi a me apresentar em público, e considero que todas as disciplinas que cursei foram essenciais para o meu desenvolvimento profissional”, declara.
Aline já recebeu enfermeiros do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), residentes da Saúde da Família, estagiários de universidades e chegou até mesmo a avaliar trabalhos de conclusão de curso (TCCs) relacionados à sua área de atuação. Com isso, tem contribuído também para a formação de novos profissionais, e se tornou uma ponte entre a prática e o conhecimento acadêmico.
“A Unit me deu total capacidade técnica para estar onde estou. Tive professores de excelência, que me deram todo o suporte e despertaram em mim o interesse por estudar mais e me aprimorar. Quando entrei na universidade, eu já estava iniciando na gestão pública, mas foi a Unit que me fez crescer. Houve uma linha clara entre o ‘antes’ e o ‘depois’ da minha passagem pela instituição. Por isso, só tenho gratidão, e o desejo de voltar para me aprimorar ainda mais”, elenca Aline.
PSE e seu papel fundamental
É no Programa Saúde na Escola que seu trabalho ganha maior visibilidade. O PSE é uma política pública intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituída em 2007, para integrar ações voltadas à promoção da saúde e à melhoria do desenvolvimento dos estudantes da rede pública. Aline não apenas coordena o programa no município de Aracaju, como também o fortaleceu significativamente. “Conseguimos a adesão de 100% das escolas municipais, mais de 80% das escolas estaduais e até de uma instituição filantrópica. Nosso foco é ampliar a cobertura e garantir que essas ações alcancem todas as crianças e adolescentes”, ressalta.
No cargo, ela atua na articulação entre as redes de saúde e educação: orienta profissionais, planeja ações, promove capacitações e garante estrutura e materiais para as atividades. A abordagem é centrada na intersetorialidade, conceito que Aline domina com propriedade. “Trabalhar com políticas públicas e programas sociais exige uma compreensão ampla de diferentes áreas. Por isso, sempre incentivo a busca por conhecimento, especialização e formação continuada. Só o PSE envolve 14 áreas distintas, mas interligadas”, pontua.
Como coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), seu papel envolve apoiar, sensibilizar, articular e instrumentalizar os profissionais de saúde e de educação na execução dessas ações nos territórios. “Realizamos visitas técnicas às unidades de saúde e escolas, orientando no planejamento, execução e monitoramento das atividades. Promovemos capacitações, articulamos parcerias com universidades, auxiliamos no registro de dados no sistema e na organização dos fluxos de encaminhamento para os alunos que apresentam alterações e precisam de acompanhamento. Também garantimos a aquisição dos materiais necessários para a realização das atividades”, explica.
Entre os temas prioritários do programa atualmente estão a vacinação, alimentação saudável, prevenção da obesidade, saúde mental, prevenção de violências e direitos sexuais e reprodutivos. “Estamos em uma nova fase, e a proposta é trabalhar de forma intersetorial, integrando secretarias e universidades, com foco na qualificação das ações e na melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos”, afirma Aline, que também destaca a importância da educação em saúde nas escolas como ferramenta de transformação social.
Atualmente, um dos principais focos do PSE sob sua coordenação é o cuidado com crianças neurodivergentes. Aline lidera a construção de estratégias inclusivas e ações específicas para o desenvolvimento desses alunos. “Esse será o maior desafio e também o foco principal do PSE neste ano”, projeta.
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