ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa da Unit se destaca no mercado de trabalho e já atua na área de histotecnologia 

A biomédica atribui sua rápida inserção no mercado ao suporte acadêmico oferecido pela Universidade Tiradentes

às 12h17
Compartilhe:

A Biomedicina é uma das áreas mais amplas da saúde, oferecendo uma diversidade de habilitações que vão desde análises clínicas e reprodução humana até a perícia criminal. Para quem ingressa no curso, o caminho pode ser repleto de descobertas, levando a oportunidades profissionais em setores variados e inovadores. Foi exatamente esse dinamismo que conquistou Joyce Reis da Mota, egressa da Universidade Tiradentes (Unit), que acabou de concluir sua graduação e já está inserida no mercado de trabalho.

No início de sua trajetória acadêmica, Joyce teve dúvidas sobre qual carreira seguir. “De início, a Biomedicina não era minha certeza. Fiquei em dúvida entre Psicologia e Biomedicina e me aprofundei em conhecer mais duas graduações. Foi quando a perícia criminal, na área de Biomedicina, me chamou atenção e daí a certeza que seria essa minha escolha. E durante o curso, a certeza de que fiz a escolha certa foi se concretizando a cada período”, relata.

Entre as disciplinas do curso, a Citologia Clínica foi a que mais despertou seu interesse. “Eu me apaixonei pela área e por tudo que a envolve”, afirma. Essa paixão levou Joyce a buscar experiências extracurriculares que complementassem sua formação, como a participação em ligas acadêmicas. “Participei de ligas acadêmicas, em uma delas, inclusive, fui co-fundadora e vice-presidente, que foi a Liga de Reprodução Humana Assistida. Por ser uma disciplina que não consta mais na grade acadêmica, despertou meu interesse para entender melhor como funcionava a área. Além disso, participei da Liga de Citologia Oncótica, que foi minha paixão na faculdade. Não teria como passar pela graduação sem fazer parte dessa liga”, destaca.

Experiências que abrem portas

A experiência adquirida ao longo do curso abriu portas para o mercado de trabalho ainda antes da colação de grau. Durante seu segundo estágio curricular no Laboratório de Patologia Clínica (LABPAC), Joyce encontrou um ambiente acolhedor e desafiador. “Foi um local que pude chamar de casa nos meses em que estagiei. Todos lá foram muito solícitos. A oportunidade de trabalho surgiu após o fim do estágio, acredito que pela necessidade de mais alguém na equipe, já que a demanda na área de histotecnologia está crescendo cada vez mais, mas também pelo meu interesse e dedicação na área”, explica.

A biomédica atribui sua rápida inserção no mercado ao suporte acadêmico oferecido pela universidade. “A Unit foi a porta para tudo isso acontecer. As disciplinas de Processos Patológicos e Histotecnologia são muito preparatórias para quem quer seguir nessa área, já que é possível ter aulas teóricas e práticas”, enfatiza.

Com um futuro pela frente, Joyce já tem planos para continuar sua especialização. “Quero me aprofundar mais na histotecnologia, inclusive já estou procurando cursos para adentrar. Mas meu grande objetivo é seguir na área da Citologia Clínica, tanto que já estou matriculada na pós-graduação dessa área na Unit”, revela.

Para os estudantes que estão ingressando na Biomedicina, Joyce dá um conselho: manter a mente aberta para explorar todas as possibilidades da profissão. “Não se prendam a uma só habilitação. A Biomedicina tem uma variedade gigantesca de áreas, e cada uma delas tem sua particularidade. Participem de tudo, conheçam as ligas, participem das jornadas acadêmicas, atividades extracurriculares, feiras de vestibular. Tudo isso ajuda a conhecer melhor as áreas que o curso oferece. Para conquistar o mercado de trabalho, o essencial é demonstrar interesse, estar sempre disposto a aprender e mostrar que pode acrescentar à equipe”, conclui.

Leia também: Egressa da Unit estudou uso de veneno de abelhas em tratamentos contra Alzheimer

Compartilhe: