As áreas de saúde têm crescido em abrangência e relevância, especialmente em um cenário onde a qualidade de vida e o cuidado integral ao paciente são cada vez mais valorizados. Nesse contexto, a especialização contínua se torna essencial para os profissionais que buscam não apenas aprimorar suas habilidades, mas também impactar diretamente a sociedade. A residência multiprofissional surge como uma oportunidade de aprendizado enriquecedor, unindo teoria e prática em ambientes que promovem o trabalho em equipe e o atendimento humanizado.
Esse foi o caminho escolhido pela egressa do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), Maria Ivalda Rodrigues Leite, que realizou sua residência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde ampliou sua visão e práticas profissionais. Ao concluir sua graduação em Farmácia, Maria Ivalda retornou para Pernambuco, onde sempre sonhou em ingressar em uma residência. Ela descobriu a Residência Multiprofissional da UFRN e começou a se preparar.
“Sempre quis fazer uma residência e, quando soube da Residência Multiprofissional na UFRN, fiquei interessada. Não sabia muito sobre o programa, então busquei provas anteriores e estudei quase exclusivamente por elas e pelas videoaulas da professora Fernanda Barbosa. Fiz a prova, fiquei na lista de suplentes, mas logo depois fui chamada para assumir a vaga”, destaca.
A escolha pela residência não foi aleatória. Maria buscava um ambiente onde pudesse aprender com outras profissões e exercer sua profissão com liberdade. “A residência é um ambiente rico em aprendizado, de tal forma que nenhuma outra pós-graduação proporciona. Queria muito um ambiente onde pudesse aprender com outras profissões e ter o reconhecimento que a residência oferece. É a melhor coisa que um estudante da área da saúde pode fazer, carga horária excelente, remuneração boa e aprendizado riquíssimo” revela.
Influência da Unit e experiência da residência
Maria atribui parte de sua escolha e sucesso à base sólida que recebeu durante sua graduação na Unit. “A Unit me proporcionou diversas oportunidades e caminhos, com ensino de qualidade e professores excelentes. O curso de Farmácia me ofereceu uma visão ampla da profissão, me preparando para desafios futuros. A professora Ana Paula Barbosa, e outras docentes, como Ingrid Borges e Cínthia Meireles, foram influências marcantes nessa jornada”, afirma.
Durante os dois anos de residência, Maria atuou em unidades básicas de saúde, trabalhando em conjunto com profissionais de diversas áreas, como dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. “Hoje, minha visão para o paciente é de forma biopsicossocial, englobando todos os aspectos que envolvem a saúde. Essa experiência multiprofissional permitiu que eu me tornasse uma especialista em Saúde Pública, sempre buscando um atendimento humanizado e integral”, destaca.
A rotina de um residente na UFRN envolve desde acolhimento até a realização de consultas, além de campanhas de saúde. “Fazia atendimentos domiciliares, consultas multiprofissionais e ações junto à Secretaria de Saúde. A residência teve um papel fundamental na minha formação, pois me proporcionou uma visão ampla e diversa, permitindo-me atuar de forma multiprofissional ao lado de profissionais de áreas com as quais eu provavelmente não teria contato em outra pós-graduação”, ressalta.
Impacto na comunidade e próximos passos
O trabalho realizado na residência também trouxe resultados significativos para a comunidade atendida. Segundo Maria, a abordagem multiprofissional permitiu oferecer um atendimento mais acessível, humano e personalizado. “Ofertamos atendimento de diversas profissões, buscando inovações nos cuidados e melhorias nos serviços”, conta. Ela ainda lembra com carinho das mensagens de agradecimento de antigos pacientes, ressaltando o impacto que sua atuação teve na vida das pessoas. “Contribui para a melhoria da autoestima dos usuários, qualidade de vida e educação em saúde”, completa.
Após concluir a residência em fevereiro de 2024, Maria já planeja o futuro. Seu próximo objetivo é realizar outra residência, desta vez com ênfase em saúde do idoso, uma área em que sente que desenvolveu habilidades e experiência. “Pretendo seguir no cuidado com o idoso, pois é uma área em que me desenvolvi bastante”, afirma.
Leia também: Startup de alunos da Unit é selecionada no Programa InovAtiva Brasil 2024