ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso conquista bolsa da Unesco em um dos centros mais renomados da Europa

Lucas Rannier, graduado em Farmácia pela Unit, foi aluno de Iniciação Científica e recentemente terminou o mestrado.

às 14h24
Compartilhe:

O egresso do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes — Unit, Lucas Rannier, acaba de ser selecionado pelo Institute of Macromolecular Chemistry, Czech Academy of Science para fazer parte do Unesco/Iupac  Course 2021-2022 em Praga, na República Tcheca, um dos centros mais renomados da Europa em polímeros.  

“Não posso me conter em expressar minha felicidade de  participar desta experiência ímpar, a qual também dedico a todo corpo docente do curso de Farmácia da Unit, que  muito contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, preparando-me para novas oportunidades e  desafios”, declara Lucas.

Durante a graduação, Rannier foi bolsista do CNPq-PIBIC de Iniciação Científica no Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina – LNMed – do Instituto de Tecnologia e Pesquisa — ITP. “Minha primeira experiência com a pesquisa foi em 2016, ao ser convidado pela professora Dra. Patrícia Severino a conhecer e, posteriormente, fui selecionado, para fazer minha primeira Iniciação Científica. Nela,  desenvolvemos scaffolds com potencial na regeneração óssea”, comenta. “Já a minha segunda Iniciação Científica, também como bolsista do CNPq, foi desenvolvendo nanoencapsulação de peptídeos com atividade antimicrobiana”, acrescenta. 

Para Lucas, a experiência no LNMed foi muito importante para seu desenvolvimento científico e profissional. “Por meio dessa experiência  pude descobrir a importância do farmacêutico nessa área. Apesar da ampla variedade de campos de atuação, o profissional farmacêutico também é muito importante no desenvolvimento científico, do qual participa desde as etapas de desenvolvimento de um medicamento até a farmacovigilância”, destaca.

Após o término da graduação, Rannier optou por realizar o mestrado e continuar o desenvolvimento científico. “Em 2018, tive oportunidade de realizar meu mestrado com Bolsa Capes na Universidade de Sorocaba (SP),  sob orientação da professora Dra. Renata de Lima, no Laboratório de Avaliação de Bioatividade e Toxicologia de Nanomateriais (Labiton), onde trabalhei no desenvolvimento de nanopartículas poliméricas visando a atividade repelente contra Aedes aegypti”, enfatiza.

“Atualmente, realizo meu mestrado com Bolsa Capes na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, sob orientação da professora Dra. Nájila Kassab e do professor Dr. Teófilo Mazon, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica”, complementa. 

Segundo a professora Dra. Patrícia Severino, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Universidade Tiradentes e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Lucas sempre se destacou em sala de aula. “Nos trabalhos científicos, revelou-se uma pessoa com forte interesse pela investigação e aperfeiçoamento científico”, considera.  

“Na Iniciação Científica, sempre mostrou envolvimento e colaboração com outros membros da equipe. Uma de suas características é a capacidade de superar adversidades e saber trabalhar com o companheiro, além de ser uma pessoa de fácil convivência. É extremamente gratificante ter inspirado nosso aluno a alcançar novos desafios dentro da pesquisa”, finaliza a docente.

Veja também: Egresso do curso de Medicina é aprovado para residência no Sírio Libanês.

Compartilhe: